Mantega: Comparado a outros países, Brasil está em posição confortável

"O Brasil tem uma situação fiscal melhor do que os países avançados", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao ressaltar que a dívida pública brasileira está estabilizada.

 

A declaração foi dada durante audiência realizada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para debater a crise financeira internacional e seus impactos no País.

Mantega ainda garantiu que a taxa de inflação está sob controle. “A inflação subiu recentemente porque tivemos surto mundial e pressão interna, mas está dentro das metas estabelecidas”, disse acrescentando que no segundo semestre, a taxa inflacionária deverá andar entre 0,35% e 0,38%. 

“Não acredito que haverá um boom das commodities. A tendência é que fiquem onde estão ou caiam, não causando pressão inflacionária. O Brasil é um país que possui confiança. Ingresso de investimento direto, cds – swap de defautl de credito – seguro para se proteger. o brasil tem um seguro menor e isso mostra confian;a

Guido Mantega ressaltou que o governo brasileiro está cumprindo as metas fiscais para o ano de 2011. “Há doze anos estamos fazendo superávit primário consistente que permite diminuir gradualmente o déficit nominal”, completou.

De janeiro a junho, a economia foi de R$ 55,5 bilhõe – só no governo central – sem contar municípios. “Nosso desempenho é o dobro do ano passado”. “Estaremos cumprindo resultado fiscal com folga”, destacou.

Ao comentar o atual cenário internacional, Mantega disse que ele “nos coloca desafios”. O primeiro é que será dada continuidade à trajetória de consolidação fiscal. “Neste momento, é fundamental o Brasil mostrar que tem situação fiscal sólida. Para isso, devemos continuar com controle dos gastos com custeio”.

Marcello Antunes

Mais informações a seguir
Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

To top