Mantega explica regras da nova poupança dia 22

Mantega explica regras da nova poupança dia 22

Por aclamação, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), foi escolhido presidente da comissão mista do Senado e da Câmara para analisar a admissibilidade da Medida Provisória 567/2012, que trata da desindexação da economia e altera a fórmula de cálculo das cadernetas de poupança. Também por aclamação, foram escolhidos os relatores da MP 567. No Senado, o revisor será o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e, na Câmara, o deputado Henrique Fontana (PT-RS). O deputado Pedro Novaes será o vice-presidente. Foi aprovada a vinda do ministro Fazenda, Guido Mantega, para falar da nova poupança dia 22.

Delcídio do Amaral, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), informou que em conversa mantida com o ministro, foi acertada a vinda para o dia 22. Delcídio propôs que a reunião da CAE aconteça em conjunto com a comissão especial de admissibilidade da MP 567.

O deputado Henrique Fontana afirmou que pretende apresentar seu relatório antes da audiência com o ministro para dar celeridade à votação dessa proposta que é, na sua avaliação, a mais importante medida adotada pela presidenta Dilma neste ano, por contribuir para a redução das taxas de juros e dos spreads bancários. “O grande mérito da alteração realizada na poupança é que ela ocorreu na maior tranquilidade, porque os investidores da caderneta de poupança não sentiram ameaçados˜, afirmou.

O deputado Sibá Machado (PT-AC), afirmou que pensa em pedir a retirada de pauta de um projeto de sua autoria – PLC 363/2012 – propondo mudanças na fórmula de cálculo das cadernetas, porque as alterações anunciadas foram mais ousadas do que a sua. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que a nova poupança é um marco para o governo Dilma, que deve ser reconhecida.

pimentel_mp567aO líder do Governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), elogiou os nomes que vão compor a comissão de admissibilidade da MP 567 da nova poupança e solicitou que a indicação do vice-presidente, deputado Pedro Novais, também fosse por aclamação.

Marcello Antunes

Saiba mais:

No Senado, Mantega explicará mudanças na caderneta de poupança

Poupança: caminho aberto para desindexação da economia


To top