Mantega ressalta sucesso do leilão de Libra

Para o ministro, a cadeia de gás e petróleo atrairá ainda mais investimentos, terá impacto positivo na balança comercial e na indústria.

Mantega ressalta sucesso do leilão de Libra

mantega1

Mantega disse que o Governo ficou “muito
satisfeito” com o resultado do leilão Renato
Costa ACS/GMF

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (21) que o Governo ficou “muito satisfeito” com o resultado do leilão feito para a exploração de gás e petróleo no Campo de Libra, um dos mais importantes no pré-sal. “O leilão foi um sucesso. Foi o maior leilão que já fizemos aqui no Brasil”, afirmou Mantega, durante entrevista coletiva em São Paulo.

Sobre o grupo que arrematou a concessão para exploração de petróleo e gás, o ministro avaliou que se trata de um consórcio “bem equilibrado”.  “É uma parceria público-privada de empresas de alto nível, que estão habilitadas para a exploração desse petróleo”, ressaltou. “Nós estamos falando de investimentos da ordem de US$ 180 bilhões, aproximadamente, ao longo do período dessa partilha”, complementou, em seguida.

Ao comentar o resultado do leilão, Mantega disse que a exploração de petróleo na área, localizada na Bacia de Santos, irá atender não só a demanda interna, como também irá produzir excedente para exportação, o que deverá melhorar a balança comercial do País.

“O resultado da nossa balança comercial está mais fraco este ano justamente por causa da conta petróleo. Mas é passageiro, pois no ano que vem ela já será superavitária. Dali para frente, a conta petróleo irá nos ajudar a ter um excedente de petróleo muito bom”, afirmou o ministro.

Para Mantega, a cadeia de gás e petróleo será o segmento que irá atrair mais investimentos no País ao longo dos próximos anos. Ele lembrou que nos próximos anos serão construídos, por exemplo, de 12 a 15 novas plataformas.  “Bens de capital também terá uma demanda forte desses investimentos”, avaliou.

Assessoria de Imprensa do MF
 

Leia mais:

Dilma: “85% de toda a renda de Libra vai pertencer ao País”

To top