Marco Maia: eleitores chancelam gestões petistas

“Eleitores aprovam política de desenvolvimento com inclusão social”, diz o presidente da Câmara.

A apuração do primeiro turno das eleições municipais afirmou uma importante vitória para os partidos da base da coalizão que apoiam a presidenta Dilma.

Outra constatação é a manutenção da correlação de forças políticas no país, com destaque para o crescimento do PT, PSB e PSD, este último constituído recentemente, e uma leve queda dos partidos que compõem a oposição ao Governo Federal.

Ao se analisar o quadro de prefeitos eleitos com o suporte do PT ou de coligações de partidos da base aliada, a conclusão é que o eleitor aprova o atual jeito de governar.  A base aliada do governo (PT, PMDB, PR, PTB, PDT, PSB e PP) conquistou 3.414 prefeituras – o equivalente a 68,48% de todos os municípios brasileiros.

Merece um destaque especial o crescimento do Partido dos Trabalhadores na preferência popular. Com 17,2 milhões de votos válidos, a legenda elegeu 624 prefeitos. Trata-se de um aumento de 12% em relação a 2008. É o reconhecimento do eleitor sobre a competência do PT para governar – demonstrada nos dez anos em que ocupa a Presidência da República e em quase três décadas de experiência administrativa nos municípios. Afinal, em 1982, apenas dois anos após sua fundação, o partido já elegeu seu primeiro prefeito, em Diadema (SP), dando início a uma gestão inovadora e revolucionária no modo de administrar as cidades, estimulando a efetiva participação popular e invertendo prioridades, ou seja, implementando políticas públicas voltadas para atender as camadas sociais mais necessitadas.

Também no Rio Grande do Sul, mais da metade das prefeituras teve algum tipo de coligação ou apoio do Partido dos Trabalhadores, que ganhou em cidades onde tradicionalmente não tinha uma ampla votação. No total, os gaúchos elegeram 72 prefeitos do PT, um crescimento de 18% em relação a 2008.

Outro registro importante das eleições é que o PT elegeu 67 prefeitas – o que corresponde a mais de 10% de todas as mulheres eleitas neste ano. A predominância da participação feminina no PT é uma tradição desde 1985, quando o partido elegeu a primeira mulher a ser prefeita de uma capital, em Fortaleza.

No segundo turno, o PT segue na disputa em 22 cidades, sendo seis capitais: Rio Branco, Salvador, Fortaleza, Cuiabá, João Pessoa e São Paulo. Em Goiânia, a vitória já foi garantida no primeiro turno. No Rio Grande do Sul, o partido está na disputa em Pelotas, única cidade a ter segundo turno no Estado. Nessas cidades, o partido vai continuar sua ascensão ao ampliar sua capacidade de aglutinar apoios e construir entendimentos. Teremos certamente um bom debate no segundo turno, com a polarização declarada entre o nosso projeto de desenvolvimento baseado no crescimento econômico com distribuição de renda e o projeto da oposição que não traz boas lembranças aos brasileiros.

*Marco Maia é Deputado Federal (PT/RS) e presidente da Câmara dos Deputados

To top