Marta apresenta relatório preliminar da Subcomissão do FGTS

A senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora da Subcomissão Temporária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CASFGTS), que tem por objetivo sugerir alterações no funcionamento do Fundo, apresentará o texto preliminar de seu relatório na próxima quinta-feira (30/08), às 11h30. O colegiado funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A subcomissão foi criada em março deste ano para examinar questões relativas às contas e à sustentabilidade do FGTS. O colegiado estudou várias alternativas para melhorar rendimentos do Fundo e fez um levantamento sobre os projetos em tramitação atualmente no Congresso em relação ao tema.

Dentre os principais assuntos debatidos pela subcomissão estão a remuneração das contas vinculadas; a distribuição do resultado financeiro; alternativas para aplicação dos recursos; alíquotas de contribuição; e critérios de saque das contas. A subcomissão também discutiu o papel do FGTS como poupança do trabalhador e como instrumento de política governamental.

Participaram das audiências públicas representantes do governo, e de trabalhadores e empregadores no Conselho Curador do FGTS, instância máxima de gestão e administração do Fundo de Garantia.

Com informações da Agência Senado

Leia mais:
Marta Suplicy rejeita mudança no índice de correção do Fundo de Garantia

Para Marta Suplicy, FGTS merece análise profunda

Subcomissão deve propor mudanças no Fundo de Garantia até outubro

To top