Marta debate regiões metropolitanas na Tupi

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) participou na manhã desta terça-feira (23) do programa Tupi Serviços com Zé Nello Marques, na rádio Tupi AM (1150 KHz). Durante o programa, fez um convite especial aos ouvintes: participar do Seminário “Brasil Metropolitano”, que ela organiza em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

O evento acontece na universidade no próximo dia 5, pretendendo refletir e aprofundar o debate sobre as alternativas políticas de fortalecimento da gestão metropolitana.

Marta explicou que a ideia é rever a legislação que define a divisão de tarefas entre os entes federativos e fortalecer o arranjo institucional das regiões metropolitanas.

Hoje, falta de um marco regulatório específico para solucionar problemas que diariamente afetam milhares de pessoas, como os relacionados ao transporte, à educação e à saúde pública, entre outros.

Os temas em debate, ao longo do programa, foram trânsito e transporte coletivo.

Ao lado da senadora e com o apresentador Zé Nello Marques, estiveram no estúdio o diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho, e Luiz Célio Bottura, que assumiu em junho último o posto de ombudsman da Prefeitura de São Paulo, atuando entre outras frentes pela diminuição de acidentes no trânsito da capital.

Marta defendeu que numa megalópole, como São Paulo, transporte de massa é metrô, uma responsabilidade do governo estadual. “Tivemos governos no Estado e na cidade de São Paulo que não fizeram nada pelo transporte de massa. Essa é a realidade. E também não se empenharam em arrumar dinheiro em âmbito federal”, criticou.

A senadora reiterou a importância de corredores exclusivos de ônibus, prioridade para o transporte coletivo na agenda da cidade. Lembrou que fez mais de 100 quilômetros de corredores, quando era prefeita (2001-2004), e que deixou planejados 350 quilômetros. O abandono do planejamento para o transporte coletivo na cidade foi mais um ponto de crítica.

Outros temas do bate-papo com Zé Nello Marques foram sucessão municipal e governo Dilma. Sobre sucessão, Marta reafirmou sua pré-candidatura a prefeita pelo PT e apontou manchetes desta terça-feira do jornal Agora SP (“Subprefeitura de M´Boi é a que menos investe”; “Ônibus da zona leste são mais multados) como exemplos de razões porque quer voltar ao governo municipal. “Quero voltar para arrumar. A explicação é curta”, observou.

Assessoria de Imprensa da senadora Marta Suplicy

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

To top