Marta entrega síntese do Seminário Brasil Metropolitano

A publicação “A Metrópole do Século XXI – Cooperação, Desenvolvimento e Inclusão Social” traz as reflexões do seminário, que reuniu especialistas em urbanismo e gestão pública.

Marta entrega síntese do Seminário Brasil Metropolitano

O mandato da senadora Marta Suplicy (PT-SP) produziu e está distribuindo a autoridades, universidades, vereadores e prefeitos da Capital, regiões de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba o impresso “A Metrópole do Século XXI – Cooperação, Desenvolvimento e Inclusão Social”.

A publicação traz as reflexões que ocorreram no Seminário Brasil Metropolitano, que em setembro de 2011, reuniu especialistas em urbanismo e gestão pública do Brasil e da França no Auditório Ruy Barbosa, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

A parceria com a universidade se deu pelo Núcleo de Estudos Avançados do Mackenzie, criado pela reitoria e coordenado pela professora Nádia Somekh, da FAU-Mack (ex-presidente da Emurb/gestão Marta Suplicy em São Paulo). O Consulado da França apoiou o evento.

O debate visa rever a legislação que define a divisão de tarefas entre os entes federativos e fortalecer o arranjo institucional das regiões metropolitanas, que hoje sofrem com a falta de um marco regulatório específico para solucionar problemas que diariamente afetam milhares de pessoas, como os relacionados ao transporte, à educação e à saúde pública, entre outros.

A senadora Marta Suplicy fez a palestra de abertura do encontro, ao lado reitor do Mackenzie, Benedito Aguiar, mediou a rodada que contou com os prefeitos de São Paulo, Gilberto Kassab, e de Diadema, Mário Reali, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e Paula Ravanelli, representante da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais); também fez considerações finais ao encontro, amarrando discussões.

Participaram dos debates, além de Nadia Somekh, o presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Márcio Pochmann, Luis César de Queiroz Ribeiro (do Observatório das Metrópoles) e Jeroen Klink (da Universidade Federal do ABC- UFABC). Da França, vieram Martin Vanier, da Universitè Joseph Fourier-Grenoble Mairie de Lyon, e Vincent Renard, do ICNRS IDDRI-Sciences-Spo-França. O deputado federal José de Filippi e o urbanista Jorge Wilheim, fizeram o encerramento.

O resultado desse encontro está numa síntese impressa, em distribuição e cujo conteúdo você pode acessar aqui

Para conferir a íntegra dos debates de cada mesa, mais fotos, detalhes e informações extras sobre o tema, você pode clicar aqui

Assessoria de Comunicação da Senadora Marta Suplicy 

To top