Marta Suplicy assume Ministério da Cultura e ganha apoio no twitter

Vice-presidenta do Senado, Marta Suplicy (PT-SP) presidia a sessão da tarde desta terça-feira (11/09) quando seu nome foi anunciado pelo Palácio do Planalto para assumir o Ministério da Cultura. “Encaro o convite da presidenta como uma honra e como um privilégio ocupar um ministério que tem o nome da identidade brasileira: cultura. Agradeço pelas manifestações que estão chegando e podem ter certeza que vou dar o melhor de mim como sempre fiz nos cargos públicos que ocupei”, disse a nova ministra em sua página no twitter, onde tem recebido centenas  manifestações de apoio.

Um deles foi o ator José de Abreu que elogiou a postura da senadora petista. “Acabo de falar com Marta e ela está com muita garra. Vai estudar profundamente os problemas do Ministério e conta conosco”, disse.

Abordada por um grupo de jornalistas, Marta resistiu às provocações da imprensa e concordou que não há qualquer possibilidade de recusar um convite da presidenta. “Eu estou feliz no Senado. Estava esperando cumprir meu mandando de vice-presidenta. Estou feliz com o convite da presidenta também, mas isso não estava no programa, admitiu. Ela afirmou ainda que o convite “foi uma coisa meio surpreendente. Mas se disse feliz com o convite. “Eu aceitei e agora vamos trabalhar”, sintetizou.

Marta reagiu à cutucada de outro repórter, que questionou sobre sua suposta ambição de disputar a presidência da Casa: “como assim, eu estou indo para o Ministério!!!”, rebateu a senadora, que também não engoliu uma terceira provocação: “a senhora ganhou o Ministério por que se engajou na campanha de Haddad (Fernando Haddad, que disputa a prefeitura de São Paulo)”? “eu entrei na campanha porque disseram que eu faria diferença”, rebateu.

Elegante, vestida de azul royal e usando brincos que combinavam com o tailleur, a nova ministra disse que é necessário estudar a fundo os projetos mais relevantes de sua Pasta. “Vou conversar com a presidenta, mas tenho em mente que o Ministério da Cultura é uma pasta desafiadora”, disse. Vou mergulhar no Ministério e descobrir o que fazer. Vou estudar”, acrescentou. A posse de Marta está marcada para a próxima quinta (13), às 11h.

Essa será a segunda passagem de Marta Suplicy no Governo Federal. Em 2007, assumiu o Ministério do Turismo durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.

Giselle Chassot

Foto: Agência Brasil

To top