Marta Suplicy faz consulta pública sobre cuidador de idoso

Marta Suplicy faz consulta pública sobre cuidador de idoso

A senadora lançou página no site do Senado de consulta sobre a profissão de Cuidador de Idoso. Participe

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) quer saber o que as pessoas pensam sobre a atividade do Cuidador de Idoso. Ela lançou nesta semana uma página no site do Senado abordando questões como a integração da profissão em ações de políticas públicas; o nível de escolaridade adequado; as competências necessárias; os direitos trabalhistas e a responsabilidade criminal em caso de maus tratos ao idoso.

Basta preencher o formulário no endereço

Marta é relatora do Projeto de Lei do Senado (PLS 284/2011), de autoria do senador Waldemir Moka, que busca conferir amparo jurídico àqueles que já exercem a profissão e assegurar um prestação de serviço qualificado e seguro ao idoso.

O empenho da senadora em relação a esse projeto está ligado a um fato preocupante. Em 2030, o universo de idosos será praticamente o mesmo de jovens. Serão quase 30 milhões de pessoas acima de 65 anos, segundo o IBGE.

“É importante que o projeto não se distancie da realidade e reflita as dificuldades que os profissionais estão enfrentando. Daí a importância de dialogar com a sociedade para definir o melhor desenho do texto”, observou Marta. Dados da Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (ACI-MG) indicam que o número desses profissionais em todo o Brasil somam 200 mil.

A consulta popular faz parte da estratégia da senadora em obter subsídios para elaborar o parecer sobre o projeto, englobando sugestões e propostas dos diversos segmentos da população envolvidos com o tema. Em outubro, a parlamentar realizou uma audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que contou com a participação de representantes do governo federal e de entidades não governamentais.

Assessoria de Comunicação da senadora Marta Suplicy

To top