Países do Mercosul completam 24 anos de luta pela integração regional

Países do Mercosul completam 24 anos de luta pela integração regional

Em 20 anos, comércio entre os países do Mercosul foi multiplicado por dez: passou de U$ 5,1 bilhões em 1991 para U$ 58,2 bilhões em 2012; depois da Venezuela, Bolívia será próximo país a integrar bloco econômicoO Mercosul surgiu em 1991, como resultado dos esforços pela integração regional e expansão comercial de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Naquele ano, os quatro países assinaram o Tratado de Assunção. O histórico acordo estabeleceu as bases de uma política comercial comum e a eliminação progressiva de tarifas, abrindo novas oportunidades econômicas e sociais para os chamados Estados Partes e seus cidadãos.

24 anos depois, o bloco coleciona conquistas importantes para a região. O comércio entre os países do Mercosul foi multiplicado por dez: passou de U$ 5,1 bilhões em 1991 para U$ 58,2 bilhões em 2012. Enquanto isso, o comércio mundial cresceu cinco vezes. O Brasil também ampliou o comércio com o Mercosul em dez vezes no mesmo período. As tarifas para comércio entre os países do bloco hoje são praticamente nulas.

O bloco também tornou possível a união das cadeias produtivas de automóveis de Brasil e Argentina. Juntos, os dois países são o terceiro maior mercado global de automóveis, atrás da China e dos Estados Unidos. As exportações para a Argentina representaram, em 2013, 16% da produção brasileira de automóveis e 80% das exportações de veículos do Brasil.

Desde a criação do Mercosul, o bloco vem aperfeiçoando sua atuação para promover melhorias na vida dos cidadãos dos países da região, com a assinatura de acordos nas áreas de migração, trabalho, educação e intercâmbio cultural, entre outros.

Graças à integração promovida nas duas últimas décadas, cidadãos dos países membros não precisam de passaporte para viajar pela região e podem trabalhar e morar em qualquer um dos cinco países do bloco econômico. Também é possível, graças ao Acordo Multilateral  de Seguridade Social, a trabalhadores migrantes contabilizar o tempo de serviço em outro país para acessar benefícios de seguridade social.

Na área de educação, vários acordos passaram a validar e revalidar diplomas, certificados e títulos nos níveis fundamental e técnico, além de cursos de pós-graduação.

Expansão
Com a Venezuela integrando o bloco desde 2012 e a iminente adesão da Bolívia, o Mercosul passa por um novo período de expansão, atuando cada vez mais em setores e dimensões que ultrapassa a esfera econômica. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, as iniciativas comuns do bloco abrangem atualmente as áreas de infraestrutura, telecomunicações, ciência e tecnologia, agricultura familiar, meio ambiente, cooperação fronteiriça, combate aos ilícitos transnacionais, políticas de gênero e direitos humanos.

Portal Brasil, com informações do Ministério das Relações Exteriores e Mercosul

To top