Mercosul: Parlamento paraguaio vai votar adesão da Venezuela

O presidente do Paraguai, Federico Franco, anunciou nesta terça-feira (31/07) que vai submeter ao Congresso do país a adesão da Venezuela ao Mercosul e o Protocolo de Ushuaia. Ele afirmou que a decisão busca atender à solicitação do Legislativo paraguaio, que quer apreciar os compromissos firmados por Fernando Lugo, recentemente deposto da presidência num processo repudiado pelos países do bloco sul americano.

A adesão da Venezuela e o Protocolo de Ushuaia II são questionados por parlamentares paraguaios, por supostamente violarem tratados internacionais e a Constituição do país. Ao contrário dos Congressos de Brasil, Argentina e Uruguai, o Legislativo Paraguaio não ratificou o ingresso da Venezuela no Mercosul, argumentando que o governo de Hugo Chávez violou uma cláusula democrática do bloco, ao fechar canais de TV,  emissoras de rádio e jornais.

Na cúpula do Mercosul realizada em junho, em Mendoza, Argentina, os presidentes da Argentina, Brasil e Uruguai suspenderam o Paraguai em decorrência da deposição de Lugo, processo levado a cabo em um julgamento político sumário, que durou menos de 48 horas.

A suspensão do Paraguai abriu caminho para a entrada definitiva da Venezuela no Mercosul. O anúncio do atual presidente paraguaio coincidiu com a cerimônia de formalização dessa adesão, realizada na manhã desta terça-feira (31/07), em Brasília.

Com informações da AFP

To top