Meta de beneficiados pelo Luz para Todos foi superada, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (08/05), que o governo brasileiro ultrapassou em quase um milhão a meta estabelecida para o atendimento de famílias pelo programa Luz para Todos, que leva energia elétrica para famílias de baixa renda que moram em áreas mais isoladas do País.

Lançado em 2003, o programa tinha o propósito de levar energia elétrica para 2 milhões de famílias. A meta foi atingida em 2009, mas o programa continua em execução e já atendeu 2,9 milhões de famílias.

O anúncio foi feito na coluna Conversa com a Presidenta, ao responder pergunta de Roberto Ferreira, vendedor em Cuiabá (MT), quando Dilma revelou que o programa brasileiro serviu de exemplo para vários países. “Mesmo com as metas atingidas, decidimos prorrogar o programa. A boa experiência do Luz para Todos chamou a atenção de diversos países da América Latina, África e Ásia e assinamos acordo de cooperação com quatro países e estamos negociando com outros catorze. Nós damos assistência técnica para os governos implantarem programas similares ao Luz para Todos, sem descuidar das nossas metas”, disse a presidenta.

Segundo Dilma, o Luz para Todos foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como programa referência para proporcionar o acesso das populações mais pobres do mundo à eletricidade. “O Luz para Todos não serve apenas para iluminar os domicílios, mas também possibilita a utilização de diversos aparelhos eletroeletrônicos e impulsiona o trabalho no meio rural. A produção se multiplica e permite a comercialização dos excedentes. É essa revolução no campo que está encantando outros países, o que é motivo de orgulho para todos nós, brasileiros”.

Com informações do Blog do Planalto

To top