México quer usar experiências brasileiras de combate à pobreza

O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, esteve nesta quinta-feira (20/09) com a presidenta Dilma Rousseff e disse que quer fortalecer as relações comerciais entre o Brasil e México e usar as experiências brasileiras de combate à pobreza e gestão da Petrobras em seu governo. Peña Nieto toma posse em 1° de dezembro.

O mexicano reconhece os avanços do Brasil nas políticas sociais e na modernização da indústria petrolífera, e quer conhecer melhor essas experiências. “Pedi a colaboração da presidenta para conhecer essas experiências exitosas que poderão servir para as definições de qual política pública teremos no México a fim de combater a pobreza, apoiar os setores da população que mais necessitam e para a modernização da empresa petroleira de nosso país”, disse, em entrevista após reunião com Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

Peña Nieto elogiou a modernização da Petrobras e quer usar o seu modelo para reformar a estatal mexicana de petróleo, a Pemex. “Esse é um modelo que, sem dúvida, inspira o que queremos fazer no México com a empresa que é de todos os mexicanos, como a Petrobras segue sendo dos brasileiros. Uma empresa que a partir da mudança estrutural, com a participação do setor privado, é uma empresa mais competitiva e maior”, avaliou.

O presidente eleito mexicano defendeu maior abertura econômica entre os dois países, com a aproximação de setores da economia dos dois países para ampliar o intercâmbio econômico bilateral. Segundo Peña Nieto, o fortalecimento da relação Brasil-México é importante não só para os dois países, mas para o desenvolvimento da América Latina.

O presidente eleito do México encerrou hoje uma visita de dois dias ao Brasil e continua a sua viagem pela América do Sul, onde visitará ainda a Argentina, o Chile e Peru.

Eleito em julho com cerca de 19 milhões de votos – 3 milhões a mais que Andrés Manuel López Obrador, candidato da coalizão de esquerda – Nieto representa a volta do PRI ao poder, partido que governou o México por sete décadas até o ano 2000.

Foto: Palácio do Planalto

Com informações da Agência Brasil

To top