Repercussão mundial

Mídia destaca que Janot confirma Lula como vítima do lawfare

Confissão de Janot em livro de memórias confirma que ex-presidente esteve sempre na mira dos procuradores. Recusa de Lula em abrir mão da dignidade tem repercussão global

carta de Lula

Mídia destaca que Janot confirma Lula como vítima do lawfare

Imagem: Reprodução

Jornalistas experientes da mídia nacional consideram grave a confissão do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot de que Lula é vítima de lawfare. A revelação consta do livro de memórias “Nada menos que tudo” e será alvo de novo habeas corpus a ser apresentado pela defesa do ex-presidente perante o Supremo Tribunal Federal. Os advogados apostam na anulação da condenação de Lula.

Reinaldo Azevedo, Luís Nassif, Kennedy Alencar e Daniela Lima apontam que as revelações de Janot de que foi pressionado por Deltan Dallagnol e outros procuradores da Lava Jato reforçam a defesa de Lula de que os integrantes da força-tarefa e o ex-juiz Sérgio Moro atuaram de forma partidária e parcial para condená-lo no caso do tríplex do Guarujá.

“Janot prova no livro que Lula foi alvo de uma caçada da Lava Jato”, denuncia Reinaldo Azevedo, no UOL. “Janot comprova a partidarização da Lava Jato”, destaca Nassif, no site GGN. No Painel da Folha, a colunista Daniela Lima relata que Janot afirma ter sido pressionado por integrantes da força-tarefa a sobrepor investigações contra Lula para dar força à denúncia do caso tríplex. A expectativa é que as novas revelações levem o STF a apurar com mais rigor as irregularidades no caso de Lula, já escancaradas pelas denúncias da Vaza Jato feitas pelo Intercept Brasil e outros veículos da imprensa.

“Advogados de Lula vão anexar o capítulo 15, intitulado ‘O objeto de desejo chamado Lula’, à ação do ex-presidente na ONU contra os métodos dos investigadores que o levaram à prisão”, destaca a jornalista. Kennedy Alencar, comentarista da CBN, também trata da “pressão” de Dallagnol e outros procuradores sobre o ex-chefe do Ministério Público Federal.

Mídia internacional

Na mídia internacional, a decisão de Lula de recusar o benefício da progressão do regime de prisão – de fechado para o semi-aberto – ganhou ampla repercussão internacional nas últimas 24 horas. Despachos da Associated Press, France Presse, Reuters, Bloomberg, Prensa Latina, Lusa e EFE noticiam que Lula rechaçou condições para deixar a prisão e cumprir a pena em casa. As reportagens destacam que o presidente não troca a dignidade por sua liberdade.

Alguns dos despachos são replicados nos principais jornais e veículos dos Estados Unidos, América Latina, Ásia e Europa. New York Times, Washington Post, CBS, Voice of America, Clarin, La Nación, Página 12, La Tercera, Xinhua News, Diário de Notícias e l’Humanité também reportam o conteúdo a carta de Lula sua condenação não tem legitimidade, já que foi fruto de um processo político que o levou à prisão sem que provas ou evidências.

 

To top