Minc e Fundação Palmares oferecem oficina para agentes culturais negros

Minc e Fundação Palmares oferecem oficina para agentes culturais negros

Tem início nesta terça-feira (30) até 15 de agosto, as oficinas de capacitação para os editais Carmen Santos de Cinema de Mulheres, em São Paulo e em Salvador, num esforço para garantir a participação dos agentes culturais negros nos editais públicos de incentivo à cultura. As oficinas são realizadas em parceria entre o Ministério da Cultura, por meio das representações regionais e a Fundação Cultural Palmares (FCP).

Em São paulo e em Salvador, os cursos serão ministrados por Cidinha da Silva, representante da FCP em São Paulo. Ela ressalta que a Palmares planeja movimentar as organizações de mulheres negras, ligadas à produção de audiovisual e artes visuais, para participar desse edital, que é exclusivo para o público feminino. “É fundamental pluralizar o possível perfil dos sujeitos contemplados”, diz ela.

As oficinas serão simples e dinâmicas, para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre editais. Nesse sentido, Cidinha explica que existe uma mecânica similar entre os editais do MinC. Ela acredita a preparação para um concurso facilita participação em outras oportunidades.

A cidade de Salvador/BA recebe duas oficinas. Fábio de Santana, representante regional da Palmares para Bahia e Sergipe, conta que dois lugares foram escolhidos na tentativa de atingir públicos distintos. “A primeira oficina será realizada na periferia de Salvador, um lugar simbólico da cultura negra, para chegarmos nas pessoas que têm acesso aos editais, mas que demandam formação”, informa. A outra será no Pelourinho e terá a participação de agentes culturais do centro da cidade.

Já no estado de São Paulo serão cinco oficinas. Cada atividade contará com o apoio de diversas entidades da sociedade civil e gestores de cultura municipais.

Edital

O edital Carmen Santos de Cinema de Mulheres 2013 – Apoio para Curta e Média-Metragem – vai apoiar obras audiovisuais cuja titularidade e direção sejam de mulheres. Podem ser inscritos trabalhos de ficção ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação. As obras devem apresentar a temática da igualdade entre mulheres e homens, os direitos da mulher e de sua cidadania. A inscrição dos trabalhos é gratuita e deve ser realizada até 19 de agosto por meio de sistema online SALICWEB, no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br ). Serão premiadas 10 obras audiovisuais de curta-metragem, de até cinco minutos, no valor de até R$ 45 mil, cada; e seis obras audiovisuais de média-metragem, de 26 minutos, no valor de até R$ 90 mil, cada. Os vídeos premiados serão exibidos pela TV Brasil.

Mais informações nos sites abaixo

www.cultura.gov.br

Fundação Palmares

To top