Ministério do Turismo investe R$ 100 milhões em acessibilidade

Nos próximos dois anos, o Ministério do Turismo investirá R$ 100 milhões em um pacote de incentivos à estrutura e promoção da acessibilidade. A ação faz parte do programa Turismo Acessível, que promoverá a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade turística. “Queremos sensibilizar e qualificar gestores públicos, privados e prestadores de serviços”, explicou o ministro do Turismo, Gastão Vieira, ao anunciar o programa Turismo Acessível, que vai beneficiar cerca de 45 milhões de brasileiros portadores de  deficiência.

Além dos investimentos em acessibilidade, o governo também promove ações para estimular o turismo de portadores de deficiência. Nesta segunda-feira (3), os 18 parques turísticos temáticos existentes no Brasil abrem suas portas, gratuitamente, para as pessoas portadoras de deficiência, segundo informou o presidente da Embratur, Flávio Dino. A ação social quer mostrar que todas as pessoas podem ter acesso aos parques.

Parques Temáticos

Em parceria com o Sindicato das Empresas dos Parques Temáticos, a Embratur  também lança, nesta segunda-feira, o Catálogo  Internacional  de Parques Temáticos e  Atrações Turísticas do Brasil.

Segundo o presidente da Embratur, o objetivo do catálogo é divulgar os parques temáticos e atrações turísticas junto aos agentes e operadoras de turismo estrangeiro, criando assim, mais uma oportunidade para negócios e novos mercados para o segmento turístico.

“Os parques temáticos empregam, diretamente, 6.930 trabalhadores e há estimativas que outros 50.463 têm seus empregos garantidos, indiretamente, pelo setor”, afirmou Flávio Dino, destacando a importância dos empreendimentos para o turismo brasileiro.

“O público estimado dos 18 parques temáticos brasileiros  é de 10 milhões de pessoas por ano entre turistas nacionais e estrangeiros. Isso, obviamente, mostra o peso do setor para a economia”, completou Flávio Dino.

De acordo com o presidente da Embratur, os parques temáticos desempenham um papel importante na atração de turistas que viajam em família, o que potencializa tanto o número de entradas de estrangeiros, como influencia no tempo de permanência desses turistas no Brasil.

Portal Brasil

To top