Ministro do Turismo atesta que Brasil está pronto para receber visitantes

A seis dias o início da Copa do Mundo, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou que o País está preparado para receber o turista. “O Brasil nunca teve uma infraestrutura tão boa e ampla quanto tem hoje. O País está preparado para receber o turista”, declarou em entrevista, nesta sexta-feira (6). Eventuais obras em fase de conclusão, afirmou o ministro, não atrapalham a realização da Copa.

Segundo estimativa do ministério, 600 mil turistas estrangeiros de 186 países e 3,1 milhões de turistas nacionais devem circular pelo Brasil durante o Mundial. Os gastos dos turistas devem injetar R$ 6,7 bilhões na economia. De acordo com Lages, caso algum turista se veja impedido de chegar ao estádio por causa de uma manifestação, deve telefonar para o centro de atendimento ao turista e pedir orientações. Em casos de emergência, a recomendação é buscar as delegacias de atendimento especializado.

O ministro lembrou que foi lançado o aplicativo para smartphone Fellow Trip, que tem informações sobre os meios alternativos de transporte para se chegar aos estádios.

Lage avalia que os visitantes estrangeiros saberão lidar com eventuais protestos porque esse tipo de evento é parte da sua realidade cotidiana. “A maioria dos turistas que vamos receber vem de democracias consolidadas, que convivem com manifestações no dia a dia”.

Durante o programa Bom Dia, Ministro desta sexta-feira, Lages adiantou que a Copa também vai impactar o fluxo futuro de turistas estrangeiros e que o governo espera um aumento no número de visitantes a partir de 2015. Atualmente, o Brasil recebe cerca de 6 milhões de viajantes estrangeiros por ano. Ele calcula que o incremento de turistas após a Copa do Mundo seja da ordem de 300 mil a 500 mil turistas a mais a partir do ano que vem.

Com informações da Agência Brasil

To top