Ministro garante a Delcídio verba para combate ao câncer

Governo Federal vai liberar recurso para implantação de um centro de diagnóstico precoce de câncer em Mato Grosso do Sul.

Ministro garante a Delcídio verba para combate ao câncer

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) obteve do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a garantia de que o Governo Federal vai liberar ainda este ano os recursos necessários a implantação de um centro de diagnóstico precoce de câncer em Mato Grosso do Sul.

O projeto envolverá inicialmente 39 municípios da Grande Dourados e do Vale do Ivinhema, e prevê a construção de um centro de triagem em Nova Andradina e a montagem de uma unidade móvel quer percorrerá as duas regiões, onde vivem hoje 726 mil habitantes. Em ambas as unidades – fixa e móvel – serão instalados equipamentos capazes de realizar exames preventivos de vários tipos de câncer, entre eles os de mama, cólo de útero, pele e próstata. O investimento total nas duas unidades chega a R$ 12 milhões, que virão de uma emenda de Delcídio, incluída no Orçamento da União de 2012.

“Com o sinal verde do ministro vamos batalhar agora para concluir o projeto e correr através da liberação da verba no Ministério da Saúde”, afirmou o senador durante a inauguração da ala de pediatria do Hospital do Câncer de Barretos (SP), um dos maiores centros de prevenção, tratamento e pesquisa da doença na América Latina. Delcídio foi a Barretos para participar do evento e conversar com o ministro Padilha e o diretor geral do hospital, Henrique Prata, que está dando o suporte necessário a implantação do centro de triagem no estado.

“A idéia é utilizar o centro de triagem como porta de entrada no sistema. As duas unidades servirão como base para campanhas de conscientização da população sobre a necessidade de se fazer regularmente os exames preventivos”, disse o senador.

Vão ser colocados à disposição da população equipamentos para a realização de mamografias, exame papanicolau (prevenção do cancer do cólo de útero), PSA e toque retal (próstata) e o exame clínico do cancer de pele. Os casos mais simples irão para hospitais já existentes ou em construção nas cidades de Dourados e Campo Grande, que receberão suporte financeiro para os procedimentos. Os mais complexos continuarão sendo encaminhados para Barretos. “Tudo isso será feito com recursos do Sistema Único e Descentralizado de Saúde, o SUS, sem nenhum custo para o paciente“, explicou o senador.

De acordo com Henrique Prata, o Hospital do Câncer de Barretos atende hoje 70 por cento dos novos casos de câncer detectados em Mato Grosso do Sul.

“O problema é que, na maioria das vezes, por falta de diagnóstico precoce, muitos pacientes chegam aqui com a doença em estágio avançado, com menores chances de cura e custo alto de tratamento. Em função disso, temos estimulado as autoridades de saúde e oferecido assistência técnica para implantar centros de triagem em diferentes pontos do país, como já fizemos na Bahia, em outras regiões do estado de São Paulo e faremos agora em Mato Grosso do Sul”, revelou Prata.

O Hospital do Câncer de Barretos atende diariamente 3.500 pacientes de todo o Brasil, com a realização de exames preventivos, quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas. Tudo isso é financiado pelo SUS. O hospital dispõe de um avançado centro de pesquisa no qual trabalham cientistas e médicos dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Espanha, além de vários países da América Latina.

Assessoria de Imprensa do senador Delcídio do Amaral

To top