Ministro garante liberação de emenda para Fiocruz no PI

“Os recursos vão garantir maior acesso da população a uma saúde de qualidade", disse Wellington.

O Ministério da Saúde vai liberar no segundo semestre emenda do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) para a construção das instalações da unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Piauí. A informação foi dada pelo ministro Alexandre Padilha, em reunião com a bancada federal do Piauí, nessa quarta-feira (11/07), com a presença da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação, Nísia Trindade.

A Fiocruz já está com escritório funcionando no Piauí, por meio de uma de parceria com a Universidade Federal do Piauí e outras instituições de ensino superior. A futura instalação da instituição será em área cedida pela UFPI na Avenida Kennedy e a obra será de responsabilidade da Fundação. A emenda do deputado Jesus destinará cerca de R$ 20 milhões ao investimento.

O senador Wellington Dias (PT-PI) pediu ao ministro Padilha que acompanhe o processo de reabertura do Hospital Universitário de Teresina e, ainda, destinasse especial atenção aos hospitais de Picos e à unidade Materno-Infantil de Teresina. “São investimentos que vão garantir o maior acesso da população piauiense a uma saúde de qualidade”, acrescentou o senador.

wellington_02

Fiocruz 

O projeto da Fiocruz no Piauí prevê o desenvolvimento de estudos sobre biomas, doenças infecciosas, saúde do trabalhador, saúde materno-infantil, entre outros campos, além do desenvolvimento de programas de formação e ensino direcionados às demandas do estado.

Por meio de parceria locais, regionais e federal, algumas das ações estão em andamento, como a realização de seminários com lideranças locais e grupos de pesquisa focados em subsidiar a implantação da unidade e a identificação das principais ações de cooperação, já existentes e potenciais, entre a Fiocruz e as instituições e grupos de pesquisa piauienses.

Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

Foto: Sâmia Menezes

 

 

 

 

 

 

To top