MP amplia desoneração do transporte público interestadual

MP, que estende isenção fiscal de PIS/Cofins para transporte rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário, segue para o plenário da Câmara.

MP amplia desoneração do transporte público interestadual

Depois de isentar o transporte urbano,
Governo estende benefício para coletivos
interestaduais

A Comissão Mista destinada a analisar a Medida Provisória (MP 617/2013) aprovou, nesta quarta (18), o relatório que zera as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) pagas por empresas de transporte coletivo intermunicipal e interestadual. A MP foi apresentada pelo Governo Federal para reduzir os reajustes das tarifas de transporte público autorizados pelas prefeituras governos estaduais.

O texto aprovado mantém o incentivo para empresas de transporte público rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros, que não terão mais que pagar as contribuições sobre a receita. A medida ainda estende o desconto para outras empresas.

A Lei 12.860/2013, sancionada na semana passada, pela presidenta Dilma Rousseff, já concedia desoneração fiscal para o transporte coletivo urbano.

Apenas em janeiro do ano que vem essa regra começa a valer para empresas de transporte aéreo doméstico e internacional de passageiros, carga e mala postal e para as prestadoras de serviço de transporte marítimo de cargas de cabotagem e as que atendam a plataformas de exploração e produção de óleo e gás.

O projeto aprovado ainda obriga todos os empregadores do setor no País a arcar com parte do pagamento do transporte de funcionários, cobrindo o valor que exceder 6% do salário básico. A matéria segue para análise do plenário da Câmara dos Deputados e, se aprovada, passará por votação no plenário do Senado.

Conheça a íntegra do relatório da MP 617/2013

 

Foto: www.dn.com.br

Leia mais:

Aprovado relatório de Viana que isenta transporte público

Governo zera cobrança de impostos para transporte público

To top