MP do governo Temer não revoga minha nomeação da EBC, diz Ricardo Melo

MP do governo Temer não revoga minha nomeação da EBC, diz Ricardo Melo

Em nota divulgada nesta segunda-feira (12), o presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Ricardo Melo afirmou sua nomeação ao cargo ainda não foi revogada. “Logo, entendo que permaneço no comando da EBC até que seja formal e regularmente exonerado pelo presidente da República”, disse.

 

Leia, abaixo, a íntegra da nota

Nada mais que a legalidade

No dia 02 de setembro foi publicada a MP 744 que alterou a lei de criação da EBC, (Lei 11652/2008). Em linhas gerais a MP acabou com a previsão de mandato para o presidente da EBC, tornando-o demissível a qualquer tempo e extinguiu o Conselho Curador.

Com a MP, o Ministro Dias Toffoli, cassou a liminar por ele concedida anteriormente, que garantia o meu mandato, por entender que houve perda do objeto do Mandado de Segurança por mim impetrado.

No dia 02/09 foi publicado Decreto novamente me exonerando e nomeando Laerte Rímoli. Tal Decreto foi revogado menos de 12 horas após sua vigência, pelo Presidente da República em exercício. Com tais medidas, à luz da Lei de Introdução ao Código Civil, todos os Decretos de nomeação exoneração não mais existem no mundo jurídico.

A MP por si só não revoga minha nomeação como Diretor-Presidente da EBC e os Decretos que me exoneraram por duas vezes foram revogados pela Presidência da República. Logo, entendo que permaneço no comando da EBC até que seja formal e regularmente exonerado pelo Presidente da República. Se isto vier a acontecer, em prejuízo da comunicação pública prevista na Constituição. 

Nenhum direito a menos, nada mais que a legalidade!

Brasília, 12 de setembro de 2016

Ricardo Melo

Diretor-Presidente da EBC

 

Leia mais:

 

Da exoneração do presidente à transformação em estatal: o passo a passo do golpe na EBC

To top