Justiça para Lula

MPF pede arquivamento de investigação contra Lula

Procurador não viu existência de tentativa de embaraço às investigações
:: Da redação11 de julho de 2017 21:13

MPF pede arquivamento de investigação contra Lula

:: Da redação11 de julho de 2017

O Ministério Público Federal enviou nesta terça-feira (11) à Justiça Federal de Brasília um pedido de arquivamento da investigação sobre obstrução de justiça contra o ex-presidente Lula. Ele era acusado de ter articulado com senadores uma obstrução da Operação Lava Jato. A denúncia leva como base a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

No pedido, o procurador da República Ivan Cláudio Marx afirmou não ter vislumbrado, no discurso de Delcídio, “a existência de real tentativa de embaraço às investigações da Operação Lava Jato”.

O procurador ressalta ainda que, ao citar Lula em sua delação, Delcídio tinha como objetivo tirar benefício próprio ao aumentar seu poder de barganha perante a Procuradoria-Geral da República e, assim, ampliar seus benefícios. “Não se pode olvidar o interesse do delator em encontrar fatos que o permitissem delatar terceiros, e dentre esses especialmente o ex-presidente Lula, como forma de aumentar seu poder de barganha ante a Procuradoria-Geral da República no seu acordo de delação”.

O pedido de arquivamento ainda será analisado pela 10ª Vara Federal de Brasília. O documento completo pode ser acessado aqui.

Da redação da Agência PT de notícias

Leia também