Mudanças simplificam Programa do Imposto de Renda

O período de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2012 está se aproximando e o Serpro preparou uma série de alterações no Programa Gerador de Declarações. As melhorias realizadas na interface do usuário foram feitas para auxiliar o contribuinte e simplificar o processo.

Baixe aqui o programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2012.

A ficha de identificação foi um dos setores que recebeu alterações. Segundo Paulo Roberto de Mattos, da coordenação do IRPF no Serpro, a nova parte gráfica da ficha permite que o contribuinte identifique logo no início do programa o que deseja. “Assim, ele pode escolher com facilidade se quer fazer uma declaração original ou retificadora”, diz.

A declaração de dependentes também foi levemente alterada, para fins de fiscalização. De acordo com Mattos, a partir de agora será necessário incluir o CPF de algumas modalidades de dependentes. Estes códigos são referentes a filhos, enteados, irmãos, netos ou bisnetos do declarante, em qualquer idade, quando incapacitados física ou mentalmente. A regra também é válida caso o contribuinte seja tutor de alguém considerado absolutamente incapaz.

Além disso, também estão previstas alterações na impressão de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (Darf’s), novos procedimentos para doações relativas ao Estatuto do Idoso, e campos alfanuméricos a serem usados na Declaração Final de Espólio.

Saiba mais sobre as novas funcionalidades no tutorial disponibilizado pela Receita Federal.

Assista

{youtubejw}XNPtFbEV9Dg{/youtubejw}

To top