Mulheres capixabas agora podem contar com Delegacia 24h

Ana Rita comemorou: “Acredito que o governo está no caminho certo, é um passo muito importante”.

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (20/09), a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam) de Vitória. Uma nova estrutura, localizada no bairro da Ilha de Santa Maria, foi locada e abriga a delegacia, já adequada à atividade policial. Dessa forma, as mulheres capixabas contam agora com mais uma ferramenta para a prevenção da violência. A senadora Ana Rita, relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a violência contra a mulher no país, esteve presente na solenidade.

Ana Rita lamenta os índices de violência no estado. “O Espírito Santo é o estado brasileiro que aparece em primeiro lugar no ranking de violências contra a mulher e juventude. E por isso temos um desafio enorme no enfrentamento à violência”, disse. “Mas acredito que o governo está no caminho certo, a delegacia 24h para o atendimento à mulher já é um passo muito importante”, afirma.

O governador Renato Casagrande reafirmou o compromisso de seu governo no enfrentamento a violência. “Temos, pela primeira vez, um grande Programa de redução da violência, bem estruturado, com objetivos claros de reduzir a insegurança e a impunidade no Espírito Santo, e que perpassa pela recomposição de efetivo das nossas Polícias, pelos investimentos em infraestrutura e em tecnologia, bem como nos projetos sociais do Governo”, destacou o governador.

A implantação do plantão 24 horas foi possível graças à formatura dos 89 novos delegados de polícia, que ingressaram por meio de concurso nesta gestão, dentro do Programa Estado Presente: Em Defesa da Vida, de redução da violência.

O evento contou também com a presença do prefeito de Vitória, João Coser, delegado-chefe de Polícia Civil, Joel Lyrio, do secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos, do secretário da Casa Militar Hélvio Andrade, da subsecretária de Movimentos Sociais da Casa Civil Leonor Araújo, do subsecretário de Estado dos Direitos Humanos Perly Cipriano, da gerente Estadual de Políticas para Mulheres Laudicéia Schuaba, da presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Espírito Santo (Cedimes) Daniela Rosa, de autoridades policiais e de representantes de movimentos sociais ligados à mulher.

Funcionamento e estrutura

A Delegacia funcionará de segunda à sexta-feira, das 16 às 8 horas, e aos sábados, domingos e feriados, durante as 24 horas do dia. No horário em que a unidade estiver fechada, das 8h às 16h, a população pode procurar a Deam do município em que reside, que funciona neste período. A equipe será formada pela delegada Arminda Rodrigues, que coordenará a unidade, e quatro novas delegadas, uma escrivã e quatro agentes e investigadores, além de policiais civis em escala especial. Foi destinada uma viatura descaracterizada e cinco computadores e móveis novos. Atualmente, a Polícia Civil possui oito delegacias da Mulher nos municípios Vitória, Vila Velha, Cariacica/Viana, Serra, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Guarapari.

Assessoria da senadora Ana Rita com informações do Governo do Estado do ES

To top