Na Espanha

“Mundo está perplexo com Bolsonaro”, diz Lindbergh

Discurso do senador foi um dos mais comentados na abertura Fórum Europeu das Forças Progressistas. “Há muita preocupação com direitos humanos e meio ambiente
:: Agência PT de Notícias10 de novembro de 2018 10:22

“Mundo está perplexo com Bolsonaro”, diz Lindbergh

:: Agência PT de Notícias10 de novembro de 2018

EuropO senador Lindbergh Farias participou nesta sexta-feira (9) do Fórum Europeu das Forças Progressistas em Bilbao, na Espanha. O evento discute os rumos da esquerda na Europa – mas o grande assunto da abertura foi o Brasil.

Lindbergh foi convidado a falar sobre o sobre o cenário político recente do País, agora com a vitória de Jair Bolsonaro. Ele chama atenção para o clima de apreensão com o futuro governo de extrema-direita. Não só entre os progressistas, mas em toda a imprensa europeia.

“Há muita perplexidade com um presidente que defende ditadura, tortura e também muita preocupação com o meio ambiente e a Amazônia”, explica.

Seu discurso acabou com um ‘ Lula Livre’ que ecoou por toda a plateia. Houve muitas perguntas sobre o caso do ex-presidente e também a respeito da promessa de criminalização do MST, MTST e outros movimentos sociais.

Na visão do senador, essa repercussão antecipa os desafios dos próximos anos e deve ser observada atentamente pelos partidos no Brasil. “É assim que a gente vai inibir qualquer tipo de ação autoritária de Bolsonaro”, aposta.

 

Estou em Bilbao, Espanha, no fórum da esquerda européia. Um evento extremante representativo com importantes lideranças políticas. Vim representando o PT. O tema do fórum era a Europa. Posso afirmar que nada chamou tanta atenção quanto a discussão sobre Brasil. Aqui há perplexidade com um presidente que defende ditadura, tortura e também muita preocupação com o meio ambiente e a Amazônia. Terminei minha fala com um “Lula livre” entoado por todos.

Publicado por Lindbergh Farias em Sexta, 9 de novembro de 2018

 

Leia também