Na mídia: Datafolha e Ibope apontam vitória de Dilma no 1º turno

Pelo Datafolha, a petista tem 58% das intenções de voto. Segundo o Ibope, Dilma tem 76% de potencial de voto, 52% votariam com certeza na presidenta.

A popularidade recorde da presidente Dilma Rousseff está refletindo também no resultado das pesquisas eleitorais. Divulgadas no fim de semana, as pesquisas Ibope e Datafolha apontam que, se a população fosse às urnas neste momento, Dilma seria reeleita já no primeiro turno. Pela sondagem do Datafolha, a petista tem 58% das intenções de voto, seguida pela ex-senadora Marina Silva (que também foi candidata em 2010), com por 16%. Já o Ibope assinala que 52% dos entrevistados disseram que votariam “com certeza” em Dilma – outros 24% ainda assinalaram que “poderiam votar”.  

Na pesquisa do Datafolha, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece com 10% das intenções, enquanto o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), obtém 6%. Outros 6% declaram intenção de votar em nulo ou branco, e 3% não sabem em quem votar. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 e ouviu 2.653 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o Ibope, que usa o conceito de potencial de voto, indicando preferência consolidada ou provável do eleitor, o potencial da potencial da presidente é quase duas vezes maior que o da ex-senadora Marina Silva (que está formando um partido), três vezes maior que o do tucano Aécio e sete vezes superior ao de Campos. O ex-candidato José Serra aparece com a maior rejeição: 50%, ante 35% que admitem votar nele; embora seja conhecido por 86% do eleitorado.

De acordo com o instituto, Dilma tem 76% de potencial de voto – 52% votariam com certeza e 24% dizem que poderiam votar. Outros 20% não votariam nela de jeito nenhum, enquanto 4% não responderam. Assim, o saldo é de 56%. No caso de Marina, o potencial é de 40% – 10% votariam com certeza e 30% poderiam votar. Mas outros 40% não a escolheriam de jeito nenhum. E 19% declararam desconhecê-la.

Aécio tem 25% de potencial de voto, ante 36% de rejeição. Em relação a Campos, 10% afirmam que poderiam votar nele, enquanto 35% não votariam de jeito nenhum. Ambos ainda são considerados desconhecidos por boa parte do eleitorado: 39% no caso de Aécio e 54% no governador.

O Ibope entrevistou 2.002 eleitores em 142 municípios, dos dias 14 a 18. A margem de erro também é de dois pontos percentuais.

Com agências de notícias

Leia mais:

DataFolha: para 55%, desempenho do PT junto ao Governo é positivo

Aprovação do governo da presidenta Dilma bate recorde

To top