Livro reconta a caminhada dos governos petistas
“A crise é uma névoa que não deixa ver o |
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante apresentou nesta quinta-feira, (27) na Casa das Américas, em Madri, o livro Brasil: de Lula a Dilma (2003-2013). Pouco depois, deu uma longa entrevista ao jornal espanhol El País onde revive a trajetória percorrida pelo partido e por ele mesmo desde a fundação da legenda.
Não é a primeira vez que Mercadante concede entrevista ao jornal. Em 2002, pouco antes da primeira vitória de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à presidente, o atual ministro da Educação falou em tom de recado, respondendo às forças de direita e aos mercados financeiros, que anteviam um desastre caso seu partido vencesse as eleições, e os acusava de “terrorismo econômico”.
O jornal conta que o livro começa logo após aquela eleição, e reproduz o relato de Mercadante sobre o que aconteceu em seguida: “Acho que dez anos depois podemos fazer um balanço positivo. Mantivemos a estabilidade, fizemos todas as mudanças dentro da democracia, fortalecendo as instituições republicanas, nunca questionamos uma decisão da Justiça ou do Legislativo, com a mais ampla liberdade de imprensa e manifestação. Fizemos o mais importante processo de inclusão social da história do Brasil. O projeto do livro é mostrar esse modelo alternativo de desenvolvimento”, disse.
Com informações do El País