Na mídia: Viana diz que CPI Mista pode esclarecer rede de arapongagem

A investigação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre a rede criminosa montada pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com a participação de parlamentares é vista pelo senador Jorge Viana (PT-AC) como “uma oportunidade para que o Brasil enfrente o esquema de corrupção que está institucionalizado”. Em entrevista exibida no Jornal da CBN desta quinta-feira (12/04), o petista disse que essa averiguação permitirá esclarecer a rede arapongagem que há anos colocam sob suspeição membros de todas as esferas da administração pública.

“É a oportunidade de esclarecer é esse esquema de escutas que envolve autoridades municipais, estaduais, do Judiciário e de setores da imprensa. Quer dizer, essa arapongagem, que há dez anos o Brasil suspeita que acontece, pode ser esclarecida agora. Mas, para isso, os senadores e deputados precisam de equilíbrio para fazer dessa investigação  algo a favor do Brasil e não um instrumento político de enfrentamento. Como consequência, essa página poderá enfim ser virada”, afirmou.

Questionado pelo jornalista Mílton Jung sobre a possibilidade da CPI mista ser utilizada para diminuir as denúncias reveladas no caso do mensalão, em 2002, Viana avaliou que a investigação de comissão não deve partir do pressuposto de que há uma relação entre os dois fatos. Para ele, o foco inicial deve ser esclarecer o funcionamento da rede para dar uma resposta à sociedade que, na sua concepção, está “chocada” por ver um dos maiores defensores da ética e moralidade, o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), envolvido em um esquema de corrupção.

“A criação da CPI não pode estar vinculada diretamente a outro fato [mensalão] que já está para ser julgado pela justiça. Se não, estará começando errado. Tem que ser feito um esclarecimento para a sociedade brasileira, que está chocada. O senador Demóstenes era um dos mais atuantes parlamentares e que decepcionou a todos, o Brasil e especialmente a nós senadores. Se a CPI vai chegar em 2002, onde teve a primeira gravação feita por Carlinhos Cachoeira, será o bom andamento dela que levará a isso”, disse.

O senador ainda ponderou que o mecanismo de instalação de CPI está desgastado no País. E que uma forma de reverter isso é que a nova comissão apresente resultados concretos e peça o julgamento dos culpados. Além disso, também defendeu “o julgamento dos acusados no caso do mensalão, para esclarecer quem foram as pessoas acusadas indevidamente e pedir o acerto de contas de quem tem culpa no cartório.

Ouça a gravação original na página da rádio CBN

To top