Negros são maioria dos que saíram da pobreza e são 51% da classe média

A presidenta Dilma Rousseff anuncia, na manhã desta quarta, uma série de políticas e ações para as comunidades quilombolas.

Em 2001, 64% da população negra do Brasil estava entre os pobres. Hoje, esse percentual caiu para 38%. Em 2011, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), os negros brasileiros já representavam 51% da classe média do País, um crescimento de vinte pontos percentuais em uma década.

Entre 2001 a 2011, 75% das pessoas que deixaram a pobreza são negras. Os brancos e amarelos representam 25% do contingente que ingressou na classe média. O crescimento desse segmento é um fenômeno verificado em toda a América Latina e no Caribe, segundo um relatório divulgado na semana passada pelo Banco Mundial. Atualmente, 30% da população da região pertencem à classe média. Com 35% da população do continente, o Brasil contribuiu com 50% do contingente que deixou a pobreza, revela esse mesmo estudo.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado, o Banco Mundial destaca os maiores níveis de escolaridade dos trabalhadores, o aumento do emprego no setor formal, o maior número de pessoas vivendo em áreas urbanas e a elevação da presença feminina no mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, o aumento da renda, no Brasil, foi muito maior entre os mais pobres. Entre 2001 e 2011, o crescimento na renda dos 10% mais pobres foi de 6,3% ao ano. Para os 10% mais ricos, esse incremento não passou de 1,4% ao ano. O maior acesso à renda tem refletido diretamente na ampliação da classe média brasileira, que passou de 38% da população, em 2002, para 52%, em 2012. 

Segundo dados divulgados pela SAE na última terça-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, o crescimento da classe média foi maior no Sudeste, onde estão 36% dos brasileiros que deixaram a pobreza entre 2001 e 2011. O Nordeste vem em segundo lugar, com 34%. O Nordeste também registrou a maior expansão da classe média, grupo que representava 22% da população da região, em 2002, e hoje é de 42%.

Ações para as comunidades quilombolas

A presidenta Dilma Rousseff anuncia, na manhã desta quarta-feira (20/11), uma série de políticas e ações para as comunidades quilombolas. A cerimônia está sendo realizada no Palácio do Planalto e faz parte das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, transcorrido na última terça-feira. Mais informações a seguir.

Com Em Questão

Leia Mais:

Bird destaca papel do Brasil no crescimento da classe média latino-americana

Ângela destaca políticas públicas para quilombolas


To top