O candidato de esquerda Gabriel Boric, do partido CS (Convergência Social) venceu o 2º turno das eleições presidenciais do Chile, neste domingo, 19. Com 98,77% das urnas apuradas, Boric tinha 55,9% dos votos, contra 44,2% de Kast. Boric derrotou o candidato da extrema-direita José Antonio Kast, do PR (Partido Republicano), que reconheceu a derrota nas redes sociais.
Aos 35 anos, Gabriel Boric é o mais jovem presidente da história do país a ocupar o Palácio de La Moneda. Ele obteve a segunda maior diferença de votos em segundo turno nas eleições presidenciais chilenas. Sua vitória confirma a disposição das forças populares de resgatar a democracia e o desenvolvimento na América Latina.
Somos unidad. Somos esperanza. Somos más cuando estamos juntos.
Seguimos! pic.twitter.com/66HRlWTvcK— Gabriel Boric Font (@gabrielboric) December 19, 2021
Unidade da América Latina
Na sexta-feira, 17, o ex-presidente Lula reafirmou o apoio do PT a Gabriel Boric, durante o 5º Congresso Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores. Lula pediu que a juventude petista e socialista presente no evento mandasse um recado aos jovens do Chile, em forma de jogral (leia a matéria e veja o vídeo).
“O Chile é um país muito importante, o Chile é um país muito representativo, muito significativo para a nossa América Latina e a nossa querida América do Sul. Votem no Gabriel Boric e ajudem o Chile a fazer parte do bloco de governos progressistas da América do Sul”, convocou Lula, acompanhado pela juventude do partido.
Parabenizo o companheiro @gabrielboric por sua eleição para Presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos.
? @ricardostuckert pic.twitter.com/k1AsdolPCN
— Lula (@LulaOficial) December 19, 2021
A vitória de Gabriel Boric é resultado das intensas manifestações estudantis em 2011, e que explodiram em 2019, convergindo para a realização de uma nova Constituição. Boric foi um dos líderes dos protestos estudantis de 2011 e, na condição de deputado, teve destacada atuação nos protestos ocorridos no período pré-pandemia.
Parabéns ao presidente eleito do Chile, Gabriel Boric. O representante da esquerda será o mais jovem a assumir o cargo, tendo apenas 35 anos. Mais uma vez, a ultradireita é derrotada nas Américas. A democracia respira.
— Paulo Rocha (@senadorpaulor) December 19, 2021
?? A esquerda dá de lavada, no Chile. Quase 12 pontos percentuais de diferença, registrando a maior participação eleitoral desde a volta da democracia, incluindo plebiscitos.
Mais em:https://t.co/C8n8340pAb pic.twitter.com/Hoa9xrgJIp— Senador Jean (@senadorjean) December 19, 2021
VIVA A ESQUERDA LATINO-AMERICANA – O Chile acaba de eleger Gabriel Boric, líder dos protestos estudantis de 2011. Ele derrotou o ultradireitista José Kast e, aos 35 anos, será o mais jovem presidente da história do país. Em 2022, será a hora da extrema direita perder no Brasil.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) December 19, 2021
VIVA CHILE!??
Amigo de Bolsonaro no Chile, José Kast, de extrema direita fascista, admirador de Pinochet, recebe uma derrota histórica dos chilenos.
Chile escolheu caminhar pela esperança com o candidato de esquerda @gabrielboric. Novos ventos vêm chegando na América Latina!❤ pic.twitter.com/wzTrtwtXIe
— Rogério Carvalho ??? (@SenadorRogerio) December 19, 2021