Orgulho LGBTI

No dia do Orgulho LGBTI+, relembre lutas e conquistas

Data é comemorada no 28 de junho, porém mais do que celebração, é um dia para relembrar lutas e conquistas dessa parcela da população
No dia do Orgulho LGBTI+, relembre lutas e conquistas

Foto: Paulo Pinto/Agência PT

Nesse 28 de junho, dia do Orgulho LGBTI, celebrado mundialmente como forma de resistência e luta por direitos, vale relembrar ano a ano as diversas conquistas trazidas pelos governos Lula e Dilma.

Como uma de suas primeiras medidas, em 2003, o ex-presidente transformou a Secretaria de Direitos Humanos em Ministério, o que colocou os Direitos Humanos no mesmo patamar das outras áreas do Executivo. Isso pôde abrir espaço para a defesa dos direitos dos gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e interxesuais no País, pois aumentou sua autonomia dessa população.

Em 2004 foi criado o programa “Brasil sem Homofobia”, com o objetivo de promover a cidadania e os Direitos Humanos à população LGBTI+, a partir de equiparação de direitos e do combate à violência e à discriminação. A participação de membros da população LGBTI+ no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT passou a ser obrigatória no ano seguinte, em 2005.

Confira a íntegra da matéria

To top