No ES, mulheres defendem paridade real de gênero

Senadora Ana Rita participou de evento que reuniu representantes de 11 municípios capixabas e elegeu a nova coordenadora de mulheres do partido

No ES, mulheres defendem paridade real de gênero

Garantir a paridade real de gênero no PT foi a principal resolução aprovada no Encontro Estadual de Mulheres Petistas do Espírito Santo, realizado no último sábado (31/03), na Assembléia Legislativa, que reuniu representantes de 11 municípios capixabas e elegeu Neuza Hastenreiter Moraes, como nova coordenadora de mulheres do partido.

O Encontro definiu ainda como resoluções estratégicas para o próximo período a formação política e organizativa das mulheres no PT, a incidência nos municípios, e a consolidação da paridade entre homens e mulheres em todas as instâncias e em todos os níveis do partido, inclusive para as eleições públicas.

A senadora Ana Rita (PT-ES), que esteve presente na abertura do evento, destacou o momento único e desafiador que vivem as mulheres brasileiras. “A eleição da presidenta Dilma Rousseff  e o aumento da participação feminina nos espaços de poder, reafirmam que é a hora das mulheres se tornarem protagonistas na política”, afirmou Ana Rita.

Ana Rita falou ainda da importância da participação das mulheres nas eleições de 2012, delas se encorajarem para a disputa e se apresentarem cada vez mais como candidatas a vereadoras e prefeitas. “As mulheres na política tem que representar mudanças de conceito e de paradigmas”, enfatizou Ana Rita, ao afirmar que as mulheres são fundamentais para que o projeto exitoso de país que o PT desenvolve em nível federal, possa também ser efetivado nos mais diversos municípios.

Laudicéia Schuaba, coordenadora de mulheres do PT até o encontro, falou dos desafios que enfrentou na sua gestão e apontou as dificuldades ainda enfrentadas para a participação feminina na política, em especial, na vida partidária. “Embora o PT seja um partido vanguardista na deliberação sobre a participação das mulheres, nós ainda estamos longe do ideal”, afirmou.

Segundo Laudicéia, as mulheres ainda estão longe de ter o espaço e o reconhecimento necessários, apesar do PT ter aprovado no seu último Congresso Nacional, a paridade de gênero em todas as suas instâncias. “As mulheres não podem continuar a serem tratadas como desnecessárias na construção partidária, sobretudo, em espaços de decisões estratégicos, como por exemplo, de definições de alianças” criticou.

Para as eleições de 2012, o partido vem trabalhando para apresentar um leque de candidatas a vereadoras e prefeitas. Sete municípios capixabas já tem pré-candidatas mulheres a prefeita, entre elas estão: Vitória (Iriny Lopes), Cariacica (Lúcia Dornellas), Guarapari (Iraci Marques Ferreira), Piúma (Fernanda Taylor), Iconha (Regina Paganini), Iúna (Elizete), e em Alfredo Chaves as pré-candidatas Solange Benincá e Augusta Búffolo.

O evento ainda foi marcado com homenagens da coordenadoria de mulheres as atuais vereadoras, Fortaleza (João Neiva), Cida Batista (Boa Esperança) e Lourência Riani (Serra), e as candidatas a vereadoras em 2012.

Assessoria de Imprensa da senadora Ana Rita

To top