No Facebook, Lula comemora redução de desigualdade

“Embora ainda falte muito, é importante valorizar o que já evoluiu”, disse.

No Facebook, Lula comemora redução de desigualdade

FBLula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou em sua timeline no Facebook os bons resultados revelados pela pesquisa do IPEA que, nesta terça-feira (25/09) revelou que o abismo entre os brasileiros mais ricos e os mais pobres está cada vez mais estreito. “Fiquei muito feliz com o resultado dessa pesquisa do IPEA. Acho que o grande dado é o de que a renda dos 10% mais ricos aumentou 16,6% ao mesmo tempo em que a dos pobres cresceu 91,2%. Embora ainda falte muito, é importante valorizar o que já evoluiu”, postou o presidente.

Os dados do Ipea demonstram que o Brasil conseguiu reduzir drasticamente a distância entre os mais ricos e os mais pobres nos últimos dez anos e constam do estudo “A década Inclusiva (2011-2011): Desigualdade, Pobreza e Políticas de Renda”.

A pesquisa indica que “não há na História brasileira, estatisticamente documentada desde 1960, nada similar à redução da desigualdade de renda observada desde 2001”. Paralelamente, entretanto, ao apresentar a pesquisa, o novo presidente do órgão, Marcelo Neri, ressaltou que os brasileiros ainda vivem sob extremas distâncias, quando o assunto é renda. “O brasileiro mais pobre é tão pobre quanto os intocáveis indianos e o mais rico não é menos rico que o russo abastado e quase como o americano abastado”, disse Neri.

O estudo do Ipea considera dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das conclusões é que entre 2001 e 2011, a renda per capita dos 10% mais ricos aumentou 16,6% em termos acumulados, enquanto a renda dos mais pobres cresceu 91,2% no período.

Leia mais:

Brasil atingiu menor nível de desigualdade social da história

A década inclusiva – Por Marcelo Côrtes Neri


To top