No Senado, Mantega explicará mudanças na caderneta de poupança

No debate, o ministro da Fazenda apresentará a estratégia do governo para reduzir os spreads bancários que ainda são os mais elevados do mundo.

No Senado, Mantega explicará mudanças na caderneta de poupança

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira, (08/05), a realização de audiência pública na próxima semana com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para debater as mudanças anunciadas recentemente na fórmula de cálculo das cadernetas de poupança. O objetivo do encontro servirá para o ministro apresentar a estratégia do governo para reduzir os spreads bancários que ainda são os mais elevados do mundo.

O líder do Governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) observou que o requerimento foi aprovado por praticamente todas as lideranças partidárias – o PT entre elas. O debate sobre a nova poupança é um dos mais importantes temas da agenda da presidenta Dilma e envolve o interesse das classes empresarial e dos trabalhadores. A mudança na poupança abrirá caminho para que a Taxa Selic continue sua trajetória de queda, barateando o custo dos financiamentos para as pessoas físicas e jurídicas. A audiência com o ministro Mantega contribuirá para analisar quais as razões pelas quais os juros cobrados em algumas linhas de crédito rondam os 50% ao ano.

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) considerou positivas as alterações anunciadas pela presidenta Dilma recentemente, ao afirmar ser uma anomalia as taxas de juros cobradas dos trabalhadores e dos empresários. “Não é possível que um País que tem na percepção do consumo interno a importância da comunidade, que é credor líquido, que tem reservas internacionais elevadas, que a economia é estável, possa ter juros tão elevados. Revelo que claramente o sistema financeiro é concentrado, mas precisamos discutir com o ministro porque não há tributação dos bancos, mas sim dos tomadores do crédito”, afirmou.

A CAE também aprovou requerimento apoiado pela bancada petista para realizar uma audiência pública para debater o comércio eletrônico.

Marcello Antunes

Leia mais:

 

Mantega anuncia novas regras de remuneração da poupança

 

Tabu da poupança tem que estar abaixo dos interesses do País

 

Poupança: garantia de continuidade da queda de juros, diz Pinheiro

Poupança: caminho aberto para desindexação da economia

To top