Nos 50 anos do golpe militar, Revista Perseu trata da ditadura

Publicação da Fundação Perseu Abramo dedica edição exclusivamente ao tema a fim de resgatar passado e, assim, reforçar a democracia no País.

A edição mais recente da Revista Perseu, da Fundação Perseu Abramo, instituição para pesquisas vinculada ao Partido dos Trabalhadores (PT), trata dos cinquenta anos do golpe militar de 1964. A fim de contribuir para a leitura crítica deste trágico período da nossa história, prática que tem relação direta com a consolidação da democracia brasileira, todas as seções  da publicação se dedicam ao tema.

Os artigos, com autores convidados, guardam foco na resistência imediata ao regime militar. São três textos que evidencia a instabilidade que se seguiu ao golpe, as dissensões entre o pessoal das forças armadas, os projetos políticos em disputa e o debate que correu na sociedade civil.

Na seção Memórias, específica desta edição, dois ex-presos políticos contam experiências que viveram no contexto de meio século atrás. Esses testemunhos resgatam como a defesa da ordem social serviu, durante os 21 anos que se seguiram, para justificar o autoritarismo e as violações dos direitos humanos.

O Caderno de Documentos e a Seção Repertórios reservam espaço aos documentos que a polícia política de São Paulo produziu sobre as incipientes atividades do nascente PT. Esse conteúdo foi produzido a partir de material disponível no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Em Resenhas, o leitor encontrará informações exclusivamente sobre obras que tratam do período da ditadura no Brasil. Por fim, também a seção Resenhas restringiu-se a obras relativas à ditadura no Brasil, em conformidade com o tema desta publicação. O conteúdo da Revista Perseu está disponível por meio da página http://novo.fpabramo.org.br/content/revista-perseu-especial-cinquentenario-do-golpe.

To top