Nosso País tem de ser país comprometido com o meio ambiente, afirma Dilma

:: Da redação27 de novembro de 2013 00:17

Nosso País tem de ser país comprometido com o meio ambiente, afirma Dilma

:: Da redação27 de novembro de 2013

Presidenta comandou cerimônia para fortalecer
a cidadania ambiental nas escolas e comunidades

A presidenta Dilma Rousseff recebeu, nesta terça-feira (26), no Palácio do Planalto, participantes da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA). Em sua conta no Twitter, a presidenta anunciou o encontro e defendeu que a construção de um Brasil sustentável significa ter consciência de que é compatível crescer, incluir, conservar e proteger o meio ambiente.

“Recebo hoje participantes do CNIJMA, um fórum de jovens de 11 a 14 anos para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades. A proteção ao meio ambiente não se faz apenas de planos estruturados de preservação de biomas, mas também de comportamentos cotidianos, como a reciclagem do lixo, economia de água e luz. A construção de um Brasil sustentável significa ter consciência de que é compatível crescer, incluir, conservar e proteger o meio ambiente”, publicou a presidenta.

Segundo a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos, a iniciativa é muito importante por mobilizar a participação de escolas de todo o país. Na edição deste ano, que teve início no último sábado (23) e segue até a quinta-feira (28), em Luziânia (GO), o evento envolve 17 mil escolas e mais de nove milhões de pessoas entre estudantes, professores e membros das comunidades do entorno das escolas para tratar do tema “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”.

“Esse tema é fundamental, precisa ser trabalhado no interior das escolas, mas cada vez mais cresce a nossa consciência de que a educação ambiental precisa fundamentalmente de diálogo para que as pessoas compreendam a educação ambiental a partir do seu território. Então nós queremos discutir a educação ambiental no currículo escolar pensando na construção da escola como um espaço educador sustentável”, afirmou Macaé.

Em conversa com o Blog do Planalto, a secretária ainda defendeu que pensar na escola como espaço educador sustentável é pensar no território em que ela está inserido e nos sujeitos que participam dela.

“É claro que discutir uma escola que está em uma região amazônica, com populações ribeirinhas, com populações indígenas, nós temos contextos e demandas de sustentabilidade bastante distintas de uma escola que está num grande centro urbano, com populações diferenciadas. […] Agora, no momento da Conferência Nacional, é a grande celebração, é o momento de uma grande troca de experiências. Essa é a tarefa da conferência: mobilizar a participação e, cada vez mais, fazer com que os mais jovens também, aos poucos, assumam essa luta, que é a luta de todos”, finalizou a secretária.

image_large_1

MEC está se empenhado em assegurar um apoio
à questão das escolas ecológicas e escolas
sustentáveis. A meta de chegar a 10 mil escolas

Escolas sustentáveis

Em seu discurso durante o encontro, Dilma Rousseff afirmou que o governo criou uma meta para construção de escolas sustentáveis. “O Ministério da Educação (MEC) está se empenhado em assegurar um apoio crescente à essa questão das escolas ecológicas e escolas sustentáveis. Nós teremos uma meta de chegar a 10 mil escolas ainda em 2014.”

De acordo com a presidenta, o Brasil tem que lutar para proteger a Floresta Amazônica, e adotar práticas sustentáveis em todos os setores produtivos. “Nosso País tem que combater o desmatamento; tem que lutar por práticas ecológicas, principalmente na agricultura e lutar por uma bioenergia sustentável”, afirmou.

Dilma fez questão de valorizar o papel das crianças e jovens, público principal da IV CNIJMA, neste processo. “Vocês crianças são mais capazes que nós, adultos. A gente sabe a importância que as crianças têm em nossa vida. Vocês dão o exemplo dentro de casa e a gente segue.”

Blog do Planalto

Portal Brasil

Fotos: PR

Leia também