Internacional

Nota das bancadas do PT sobre o ataque a Israel

Bancadas do PT no Congresso dizem que retomada das negociações de paz é mais necessária do que nunca
Nota das bancadas do PT sobre o ataque a Israel

Partido dos Trabalhadores se manifesta sobre ataque ao território de Israel

As Bancadas do Partido dos Trabalhadores do Brasil (PT) condenam o ataque contra o território de Israel, o qual já teria resultado na morte de mais de 70 cidadãos israelenses, bem como na morte de 200 palestinos, em face da reação militar do governo israelense. Esses eventos podem desencadear uma nova guerra de grandes proporções na região, com consequências imprevisíveis para a comunidade internacional.

Num mundo já alarmado pela guerra na Ucrânia, esse novo conflito poderá agravar ainda mais as tensões geopolíticas do planeta e resultar em maiores danos à recuperação econômica internacional, o que acarretaria efeitos negativas para todos os países.

Por isso, as Bancadas do PT, emulando a posição do governo brasileiro e do Partido dos Trabalhadores, exortam as partes em conflito a exercerem a máxima contenção, preservarem as vidas civis e a realizarem todos os esforços para evitar a escalada do conflito.

O Brasil, país pacífico no qual as comunidades israelenses, palestinas e árabes convivem de forma harmoniosa, apoia historicamente a chamada solução dos dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina, pela qual ambos os países conviveriam dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.

Com base nessa tradição diplomática histórica de nosso país, as Bancadas do PT no Congresso Nacional do Brasil enfatizam que a pronta retomada das negociações de paz é, nesse momento crítico, mais necessária do que nunca.

Israel, Palestina e o mundo não necessitam de mais guerras. Necessitam urgentemente de paz.

To top