NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE VOTAÇÃO DO FIES

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE VOTAÇÃO DO FIES

Ao contrário do quer foi divulgado de forma mentirosa e irresponsável, o Partido dos Trabalhadores votou a favor da liberação de recursos para o Fies, na sessão do Congresso Nacional da última terça-feira, dia 18. Mais do que isso: foi o PT que pediu a inversão de pauta para garantir que a matéria fosse votada antes do esvaziamento da sessão. 

Não poderia ser de outra forma, pois o Partido dos Trabalhadores tem um compromisso histórico firme com a democratização do ensino no Brasil e o acesso das classes populares às universidades.  

Com efeito, foi nos governos Lula e Dilma que a possibilidade de cursar uma universidade deixou de ser um privilégio dos filhos da classe dominante. 

Foram os governos do PT que criaram as cotas para negros, indígenas e estudantes de escolas públicas nas universidades, o ENEM, instrumento republicano para o acesso ao ensino superior, o Prouni, que abriu as universidades particulares para os estudantes pobres, o Pronatec, o maior programa de formação profissional da história, e o Ciência sem Fronteiras, agora extinto pelo governo golpista, que possibilitou que estudantes brasileiros pudessem ter acesso a cursos nas melhores universidades do mundo. Foram também os governos do PT que duplicaram o número de vagas nas universidades federais e criaram 18 novas universidades públicas, em contraste com os governos anteriores, que não construíram nada. 

Quando o PT assumiu o poder, apenas 50 mil estudantes tinham acesso ao FIES. Em 2014, esse número já tinha subido para quase 1,5 milhão, trinta vezes mais. Em conjunto com o PROUNI, o número de estudantes beneficiados passava dos 2,5 milhões. 

Assim, quem tem compromisso real com a democratização do ensino é o PT.  O governo golpista, com a PEC 241 e outras medidas antipopulares, vai sucatear as universidades federais e o ensino público. Vai tornar, de novo, as universidades em apanágio de ricos, como confessou recentemente um deputado da base do governo golpista. 

Portanto, é ridícula essa versão falaciosa dos governistas ilegítimos, amplamente repercutida por seus parceiros da grande mídia, que tenta futilmente colocar o PT como um adversário do Fies e dos estudantes brasileiros. É justamente o contrário. 

Quem luta pelo povo, como PT, tem compromisso com o ensino para todos, como instrumento de ampliação da cidadania e de combate às desigualdades. Quem não tem esse compromisso com o povo, como o governo golpista, não tem compromisso real com a Educação pública. E, pelo que se vê, não tem também compromisso com a verdade.  

Brasília, 19 de outubro de 2016

 

Bancada do PT no Senado 

To top