O Partido dos Trabalhadores manifesta sua solidariedade com o povo colombiano diante da escalada da violência política que redundou, nesta data, num atentado contra a Escola de Polícia Geral de Santander, que deixa mortos, feridos e um rastro de ódio que alimenta a radicalização política no país.
O PT e os governos Lula e Dilma lutaram incansavelmente pela paz na Colômbia, dilacerada por anos de violência de Estado contra o povo, suas organizações e movimentos, e contribuíram de forma decidida pelos Acordos de Paz selados ao longo do último governo de Juan Manuel Santos.
A esperança de aprofundamento desse processo foi, no entanto, travada pela decisão intransigente do novo governo de Ivan Duque, de suspender as negociações e não avançar na normalização democrática do país e da nossa região.
Assim, ao tempo em que se manifesta em solidariedade às vítimas, suas famílias e o povo colombiano neste momento de dor, o PT reafirma sua convicção de que o caminho da paz, das negociações e da democracia deve ser retomado pelo governo, pelas instituições e pelos movimentos sociais da Colômbia com amplo suporte internacional.
São Paulo, 17 de janeiro de 2019
Gleisi Hoffmann
Presidenta
Mônica Valente
Secretária de Relações Internacionais