Nota do PT

Nota do PT no Senado sobre a visita de Mike Pompeo ao Brasil

A visita de Pompeo foi tapa na cara da nossa soberania. Mais um entre tantos outros do capitão que bate continência para a bandeira dos EUA
Nota do PT no Senado sobre a visita de Mike Pompeo ao Brasil

Foto: EBC

A Bancada do PT no Senado considera que o grau de submissão da política externa do governo Bolsonaro aos interesses geoestratégicos dos EUA ultrapassou todos os limites. Ultrapassou, na realidade, os limites da vergonha e da decência.

A recente visita do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, a Roraima evidência, de forma brutal, um grau de vassalagem aos EUA nunca registrado em toda a história do nosso país.

O emissário de Trump veio a Roraima, bem como à Colômbia, à Guiana e ao Suriname, com o intuito único de amealhar apoio para inviabilizar as eleições legislativas na Venezuela e investir em um conflito regional de consequências imprevisíveis.

Essas eleições se constituem numa aposta viável e pacífica para resolver o grave conflito interno do nosso vizinho.

Entretanto, os EUA de Trump, secundados pelo governo submisso de Bolsonaro e Ernesto Araújo, preferem apostar na inviabilização da opção pacífica e constitucional e na desestabilização, pela guerra, convencional ou híbrida, do regime de Maduro.

Essa aposta irresponsável, que pode submergir a Venezuela numa sangrenta guerra civil e transformar a América do Sul em um novo Oriente Médio, contraria frontalmente a nossa Constituição, que consagra princípios básicos como o da solução pacífica das controvérsias e o da não-intervenção, bem como uma sólida e longa tradição diplomática de uso do nosso soft power em favor da paz e da integração regional.

O governo Bolsonaro demonstra, assim, estar a serviço dos interesses belicosos da extrema-direita dos EUA, não dos interesses do Brasil, que tem tudo a perder com um conflito nesse nosso vizinho, membro do Mercosul.

A visita de Pompeo, nessas condições, foi tapa na cara da nossa soberania. Um tapa que doeu em todas as forças políticas do país, independentemente das distintas orientações ideológicas.

Tudo o que o Brasil construiu em política externa, em especial durante os governos progressistas do PT, e não foi pouco, está sendo destruído por esse governo constituído por milicianos da dependência.

Ante esse espetáculo desavergonhado, humilhante, irracional e inconstitucional de vassalagem oficial, a Bancada do PT no Senado declara que se colocará em obstrução nas sessões da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CRE), destinadas à apreciação de indicados às nossas embaixadas no exterior, como forma de protesto à célere degradação da soberania nacional.

Ademais, salientamos que já apresentamos requerimento de convocação do chanceler Ernesto Araújo, para que explique, ao Senado e à opinião pública, se puder, as razões que movem seu governo a humilhar o Brasil. Outras medidas estão sendo estudadas e esperamos o apoio de todas as forças políticas do Brasil.

O governo Bolsonaro colocou o Brasil abaixo de tudo. Basta!

To top