nova primavera

“Nova Primavera” vai promover educação política

Partido lançou no dia 20 de março, a Conferência Paulo Freire e a Jornada Nacional de Formação para preparar militantes para atuar como educadores e organizar núcleos de vivências, estudo e lutas
:: Agência PT de Notícias30 de março de 2021 11:16

“Nova Primavera” vai promover educação política

:: Agência PT de Notícias30 de março de 2021

O Partido dos Trabalhadores lançou no dia sábado (20) por videoconferência o projeto “Nova Primavera” que inclui a Conferência Nacional “ Paulo Freire” de Formação e Educação Política  e a Jornada Nacional de Formação e Educação Política, que serão coordenadas pela Secretaria Nacional de Formação e integram a Fundação Perseu Abramo, a Escola Nacional de Formação Política e demais secretarias nacionais do partido e também o Setorial Nacional de Educação (CAED). O projeto conta também com a participação de várias organizações sociais, sindicais e populares.

A secretária nacional de Formação do PT, deputada Maria do Rosário (PT-RS), abriu o lançamento virtual do projeto afirmando que a iniciativa tem a ver com “reencantar o Brasil e homenagear Paulo Freire na comemoração do seu centenário”. “Paulo Freire é um dos nossos, um fundador, um militante, um construtor do PT.  Alguém que falou sobre o partido como educador e educando, que disse que todos e todas neste Brasil imenso, com diferentes saberes, podem ser parte da construção de novos saberes e de uma nova transformação”, destacou Rosário.

Rosário explicou que o objetivo central do projeto é organizar um sistema nacional de formação e educação política do PT, “onde teremos a Fundação Perseu Abramo e a Escola Nacional de Formação integrados ao partido como um todo e o PT integrado ao povo, que é o sentido da nossa existência”.

“Precisamos valorizar as nossas vivências. Estamos vivendo um tempo muito triste no Brasil, de perdas, de mortes, de um genocídio. E, ao mesmo tempo, em que nos solidarizamos com o povo brasileiro, humildemente, modestamente, nós queremos propor um caminho. A Perseu Abramos junto com a direção do PT produziu uma proposta de um Brasil de diferente, queremos que esse projeto seja conhecido em cada comunidade, cada favela, cada periferia”, enfatizou.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, enalteceu o trabalho coletivo realizado pelas secretarias nacionais, a FPA e a Escola de Formação na construção do projeto político lançado neste dia 20 de março. “Com esta iniciativa nós vamos melhorar a ação partidária e dar uma chacoalhada no PT”, destacou a presidenta.

Ela destacou ainda no projeto o papel dos Núcleos de Vivência, Estudo e Lutas que serão criados para organizar e mobilizar a ação política do partido em todas as regiões do país. “Nós vamos renuclear o PT para que os nossos militantes estejam aonde estiverem sintam pertencimento a este partido e, principalmente, sinta o apoio que podemos dar e precisamos deles para continuar a luta política . Os núcleos, tenho certeza vão ser revolucionários na formação e também na organização política e partidária”, disse Gleisi.

Esperança e renovação
O ex-ministro Gilberto Carvalho, um dos diretores da Escola Nacional de Formação Política, explicou o planejamento e o funcionamento do projeto que tem a sua essência no cuidado para com a maior riqueza do PT que é a sua militância. Ele lembrou ainda que o lançamento do projeto “Nova Primavera” ocorre justamente no primeiro dia do outono.

“Esta coincidência é muito interessante porque se a primavera fala de esperança, de um mundo novo, de uma nova etapa na vida, o outono nos lembra a acolhida, a colheita, nos lembra a necessidade de renovação e de renascimento e de novos projetos. O que nós queremos celebrar aqui é exatamente isso: a esperança no novo. a morte do velho, de tudo aquilo que não nos serve e nos atrapalha na nossa caminhada. Queremos a esperança nos frutos, nas novas folhas que vão brotando”.

Já estão abertas as inscrições para participar da Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política  e a Jornada Nacional de Formação e Educação Política. Para se inscrever basta acessar pt.org.br/area-pt

Confira a íntegra da matéria

 

Leia mais:

Jornada de Formação chega a mil inscrições na primeira semana

Leia também