Nove em cada dez estrangeiros que visitam o Brasil desejam voltar

Foram ouvidos 39 mil turistas em 16 aeroportos internacionais, que respondem por 99% do fluxo internacional aéreo

 

Antes mesmo dos grandes eventos esportivos – Olimpíadas e Copa do Mundo – que prometem encher o Brasil de estrangeiros, as belezas brasileiras atraem turistas do mundo inteiro. E, apesar das críticas de quem insiste que o País não investe em infraestrutura ou em treinamento de pessoal para receber o visitante estrangeiro, quem vem ao País, em férias ou a negócios pretende voltar. É o que revela o levantamento Demanda Internacional no Brasil – realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e encomendado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A pesquisa também mostrou que a viagem para o Brasil superou a expectativa para três de cada dez visitantes ouvidos.

Os questionários da pesquisa foram aplicados nos períodos de alta, baixa e média estações e foram ouvidos 39 mil turistas em 16 aeroportos internacionais, que respondem por 99% do fluxo internacional aéreo, e 11 portais terrestres.

Além de quantificar o movimento de turistas no País, detalhar o perfil socioeconômico do visitante e apresentar as motivações de viagem, o estudo confirma quais são os meios de transporte e hospedagem utilizados e o grau de fidelização ao destino Brasil. Também revela a avaliação dos atrativos e infraestrutura turística nacionais, serviços adquiridos pela internet e por meio de agência de viagem, entre outras informações que permitem ampliar o conhecimento sobre a dinâmica e a evolução do turismo internacional no solo brasileiro.

Países visitantes
Segundo os resultados do estudo, a América do Sul (48,4%) e a Europa (29,8%) são, juntas, responsáveis por 78,2% dos visitantes que desembarcam no País.

A internet foi apontada como a principal fonte de informações sobre o turismo para 32,6% dos viajantes. As páginas eletrônicas são a única fonte que registrou crescimento continuado na série histórica desde 2005. Já o boca a boca aparece na segunda colocação como fonte principal para 28,5% dos entrevistados.

Lazer
Apesar de revelado o crescimento do turismo de negócios – com aumento de 9,8% nas viagens para negócios, eventos e convenções -, as viagens de lazer permanecem estagnadas, mas ainda representam a principal motivação do visitante internacional, com 46,1%. Dos 5,4 milhões de turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil no último ano, 1,4 milhão vieram em viagens comerciais.

São Paulo é a cidade que mais recebeu estrangeiros, com 26,5% do total; seguida do Rio de Janeiro, com 24,9%; e de Foz do Iguaçu, com 11,4%. Quando o motivo da viagem é lazer, no entanto, os cariocas ultrapassam os paulistas: a cidade do Rio de Janeiro responde por 26,7% de todos os 2,5 milhões de visitantes estrangeiros que desembarcaram no Brasil à procura de lazer

Gasto médio
O estudo apontou, ainda, que, quanto maior é a distância entre o país de origem e o Brasil, mais o turista gasta em território nacional. Um europeu deixa, em média, US$ 1.753 quando visita o Brasil; já um americano tem um gasto médio de US$ 1.587. Para cara dólar deixado pelo europeu, o sul-americano deixa US$ 0,38, com gasto médio de US$ 659.

Dentre os vizinhos, os chilenos são os que mais gastam, com a média de US$ 800, e os paraguaios são os que gastam menos, com média de US$ 473. Quando o recorte é feito na Europa, a Suíça responde pelo maior gasto por pessoa, com US$ 2.015; seguida da Itália, com US$ 2.008.

Permanência no País
O tempo de permanência também é proporcional à distância percorrida até chegar ao Brasil. Quanto mais longa a viagem, mais tempo os visitantes tendem a permanecer no País.

Os turistas europeus e norte-americanos ficam, no mínimo, duas vezes mais que os sul-americanos. Os portugueses são os que passam mais tempo no País, em média 31 dias, e os paraguaios são os que ficam menos tempo, sete dias.

Serviços brasileiros
Segundo o levantamento, os serviços brasileiros são, em geral, bem avaliados pelos turistas estrangeiros. O povo continua a figurar no topo de atrativos. Os itens mais bem avaliados são a hospitalidade, que recebeu avaliação positiva de 97,6% dos entrevistados, e a gastronomia, com 95%. A segurança pública, com 82,9% de avaliação positiva, registrou crescimento continuado desde 2006, com 76,8%.

Os preços são o item que recebe a pior avaliação do visitante internacional: para metade dos turistas, os valores praticados no Brasil são caros. As rodovias representam outro ponto de atenção, com 68% dos visitantes considerando as estradas brasileiras positivas.

Investimentos
Para incentivar ainda mais a boa impressão que o turista estrangeiro leva do Brasil, o Governo, por meio do Banco do Brasil, vai disponibilizar R$ 650 milhões para as micro, pequenas e médias empresas que necessitem financiar projetos relacionados aos eventos esportivos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014. O FAT Turismo é uma linha de crédito com taxas de juros a partir de 4,5% ao ano, mais TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), equivalente a 0,82% ao mês, para as empresas com faturamento bruto anual de até R$ 25 milhões.

Entre os itens financiáveis, a linha contempla veículos e embarcações para transporte de pessoas aos estabelecimentos cadastrados no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo. A linha de crédito é destinada também para capacitação de pessoal em qualidade de serviço, atendimento e língua estrangeira, máquinas e equipamentos e desenvolvimento de sites para implantação de softwares.

Com informações do Ministério do Turismo

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