Número de domicílios com TV por assinatura cresce 31% no ano

:: Da redação31 de maio de 2012 12:59

Número de domicílios com TV por assinatura cresce 31% no ano

:: Da redação31 de maio de 2012

Com 283,8 mil novos assinantes desde abril do ano passado, número de residências com TV paga salta para 14 milhões.

Com 283,8 mil adições líquidas em abril de 2012, o Brasil fechou o segundo bimestre com quase 14 milhões de domicílios com  TV por assinatura. O crescimento registrado representa uma evolução de 2,07% em relação a março de 2012 e 30,98% em relação a abril de 2011. Foram mais de 3,3 milhões de novas assinaturas em 12 meses. Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para cerca de 46,1 milhões de brasileiros.

Os serviços são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Em abril de 2012, os serviços de TV por assinatura estavam presentes em 23,6% dos domicílios no País. Apesar do crescimento observado nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, a região Sudeste ainda lidera esse indicador, com a presença desses serviços em 34,3% dos domicílios.

A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

(Com informações da Secom)

Leia também