em um ano

O Brasil de Bolsonaro: queda do PIB chega a 14,24%

Dezoito meses depois de assumir, governo mostra o tamanho do desastre econômico, com mergulho da atividade econômica num recuo brutal e sem precedentes na história. O colosso de Guedes mostra país à beira da convulsão, com 50 milhões de brasileiros vivendo no mercado informal. PT reitera a solução para a piora das condições de vida da maioria da população brasileira: Fora, Bolsonaro!
O Brasil de Bolsonaro: queda do PIB chega a 14,24%

Charge: Aroeira

O Banco Central divulgou na manhã desta quarta-feira, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia informal do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas pelo país entre maio de 2019 e maio de 2020. Os dados mostram uma queda brutal de 14,24% da economia.

O resultado mostra o impacto da pandemia do coronavírus sobre o país, provocando a paralisação de diversos setores da economia em maio. Na avaliação do PT, este é o retrato mais bem acabado da política de destruição nacional empreendida pelo presidente Jair Bolsonaro e executada pelo ministro Paulo Guedes. O Brasil permanece em recessão e pode ter um quadro pior nos próximos meses, por conta do desemprego crescente.

“É um desastre sem precedentes para o país e o povo brasileiro, com o extermínio de milhões de empregos, aumento da desigualdade e da concentração de renda nas mãos dos ricos”, criticou a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR). “É um colosso erguido por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes em nome da agenda neoliberal que simplesmente está transformando a vida dos brasileiros num pesadelo”. O país tem mais de 72 mil mortos pelo Covid-19 e se aproxima da marca de 1,9 milhão de casos de pessoas infectados pelo coronavírus.

Impeachment Já
Na avaliação do PT, o resultado do IBC-Br mostra que se o povo brasileiro não pressionar o Congresso e as classes dominantes, em mais seis meses, o país estará sob ruínas: mais pobre, mais endividado e sem política de desenvolvimento, justiça social e crescimento econômico.

“A hora é de pressionarmos pelo impeachment de Jair Bolsonaro e retomarmos um caminho de prosperidade, porque desde a saída do governo da presidenta Dilma Rousseff estamos vivendo a mais perigosa e horrenda política de destruição do país, com entrega de estatais, aumento do desemprego e da desigualdade, com os ricos ganhando mais dinheiro. Basta”, disse Gleisi.

Entre março e maio, a crise provocada pela pandemia fez a economia brasileira despencar 11,43%, conforme dados do Banco Central. No período, o IBC-Br passou de 139,84 pontos para 120,42 pontos. É o maior recuo porcentual para um período de três meses em toda a série histórica do BC, iniciada em janeiro de 2003. Nem na crise fiscal de 2015 e 2016 ou na turbulência global de 2008 o Brasil registrou uma queda tão intensa da atividade econômica em um período de apenas três meses.

Aposta suicida e ajuste fiscal
De acordo com o IBC-BR, em maio a economia subiu 1,31%, muito abaixo da expectativa do mercado financeiro. Conforme levantamento do Projeções Broadcast, do Estadão, economistas esperavam por alta entre 1,90% e 7,20% da atividade econômica em maio, após a forte retração de abril, quando o IBC-Br registrou uma desaceleração de -9,45%.

A situação é considerada dramática porque Paulo Guedes e a equipe econômica do governo continuam fazendo uma aposta suicida de ajuste fiscal vigoroso, na contramão do que outros países estão fazendo. A economista Laura Carvalho, em entrevista à Folha nesta terça-feira, criticou a posiçõa do Ministério da Economia de defender a retomada rápida do ajuste fiscal em 2021, após aumento de gastos para injetar este ano recursos na saúde e minimizar os danos econômicos da crise sanitária.

“No nosso caso, nós nem sequer saímos da primeira onda. Temos uma constante piora do quadro e junto com isso uma tentativa precipitada de reabertura que não nos levará a lugar algum”, criticou. Segundo Laura, que é professora do Departamento de Economia da USP, o equilíbro da dívida pública deveria ser buscado de forma lenta e gradual ao longo dos anos.

“No ano que vem o teto de gastos volta a valer, e as projeções da Instituição Fiscal Independente, ligada ao Senado, indicam que cumprir o teto significa paralisar a máquina pública”, aponta. Ela adverte que não haverá espaço sobrando para expandir investimentos públicos ou promover a proteção social.

Nas próximas semanas, o PT deve apresentar o primeiro esboço do plano de reconstrução e transformação do Brasil para recolocar o Estado Nacional e o aprofundamento da democracia no centro do debate sobre soluções para a crise. O projeto passa por defesa da vida, do emprego e da renda, da valorização da democracia e da soberania nacional.

Confira a íntegra da matéria

To top