ARTIGO

O Brasil que o povo quer

Mais do que nunca, nesses 37 anos desde a sua fundação, o Brasil precisa do Partido dos Trabalhadores (PT)
O Brasil que o povo quer

Foto: Reprodução

Mais do que nunca, o Brasil precisa de uma esquerda forte, atuante, que represente de fato as lutas e os anseios da sua gente, e precisa também da persistência dos movimentos sociais e das organizações populares em resistir ao desmonte completo do estado de bem-estar social.

Mais do que nunca, nesses 37 anos desde a sua fundação, o Brasil precisa do Partido dos Trabalhadores (PT). Precisa que o PT responda com firmeza aos ataques contra o estado democrático de direito e que seja também um sinalizador da esperança e da ação transformadora, capazes de reverter os retrocessos em curso no País.

O PT tem feito sua parte. Com acúmulo suficiente para saber o que funciona, o que não deu certo e no que falta avançar, o PT lança em parceria com a Fundação Perseu Abramo uma plataforma colaborativa de consulta e diálogos com a população brasileira: “O Brasil Que o Povo Quer”. Por meio dessa interação, são discutidos e repensados os grandes temas de interesse da sociedade, a fim de formular alternativas e propor soluções dentro de um processo democrático e inclusivo de participação.

plataforma será lançada nesta segunda-feira (16) no estado de Santa Catarina e no Distrito Federal. Até o final do mês, chegará a mais sete estados: Bahia (18), Maranhão (19), Mato Grosso do Sul (21), Pernambuco (23), Paraíba (24), Rio Grande do Norte (25) e Alagoas (26). Em Goiás, no Paraná, Pará e no Espírito Santo, os lançamentos já aconteceram.

Não se trata apenas da resposta do PT a uma sociedade que está sendo vítima de arbitrariedades e de cerceamento de direitos, mas a expressão mais fiel da consciência e razão de ser do Partido dos Trabalhadores, que tem como força motriz ser a voz e a identidade do povo brasileiro. As caravanas do Presidente Lula pelo País têm dado esse tom.

Quando vemos Lula no meio de uma multidão acolhedora, carinhosa e grata, bebemos da fonte a energia que nos impulsiona a lutar e perseguir com garra as transformações na vida das pessoas, a ampliação de oportunidades e a igualdade de direitos. Ainda em outubro, Lula retoma a caravana por Minas Gerais e também participa de encontros pontuais em municípios da Grande São Paulo.

Por isso que o Brasil que o povo quer – e as pesquisas eleitorais apontam seguidamente para essa realidade – tem Lula, PT, movimentos sociais e a esquerda fortes e unidos na única direção possível dentro dessa incessante luta de classes. Não é aceitável nenhuma justificativa que distancie os trabalhadores e os partidos de esquerda dessa meta. E é muito importante estarmos constantemente atentos às manipulações midiáticas com o intuito de distrair a opinião pública e fabricar discordâncias.

golpe e os retrocessos impostos por ele já ultrapassaram todos os limites que a população possa suportar. As fichas caíram. Um exemplo disso é a crescente adesão e apoio popular ao PT. Em apenas 18 dias, o Diretório Nacional do PT registrou 3.597 novas filiações, recebidas espontaneamente pela internet e também através das mobilizações dos diretórios estaduais do Partido. De 22 de setembro a 4 de outubro, foram registradas mais de 1.500 novas filiações. Outras 2.000 ocorreram entre os dias 5 e 9 de outubro, quando se intensificou o trabalho de confirmação dessas adesões junto às bases do PT.

O povo quer seu País de volta. Quer voltar a ser dono dele e quer que seu poder de decisão seja de fato o norteador do nosso desenvolvimento sustentável. Acesse a plataforma Brasil que o povo quer.

To top