A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) compara, nesta segunda-feira (11), os valores recuperados pelo Ministério Público Federal (MPF) e devolvidos à Petrobras, fruto de acordos de colaboração e de leniência e a quantia perdida pela petrolífera em decorrência da paralisação de obras e serviços causados pela operação Lava Jato.
Na última semana membros do MPF comemoraram a devolução de R$ 654 milhões à Petrobras, enquanto levantamento da Consultoria GO Associados aponta, apenas em 2015, um prejuízo de R$ 140 bilhões, em decorrência da Lava Jato.
Além disso, lembra Gleisi, levantamento da Federação Única dos Petroleiros (FUP) aponta para cerca de três milhões de empregos destruídos na cadeia do petróleo e gás no Brasil a partir da Lava Jato e da exposição espetaculosa de seus passos.
“Combater a corrupção é essencial, mas utilizá-la para mudar o modelo de desenvolvimento de um país é crime de lesa-pátria! A corrupção só pode ser enfrentada e combatida com ações efetivas”, afirma.