Especial

O ecossistema de desinformação que levou ao 8 de janeiro

Especial do PT mostra como bolsonarismo organizou narrativa para manipular a opinião pública
O ecossistema de desinformação que levou ao 8 de janeiro

Bolsonarismo transformou a desinformação no seu principal instrumento de ação. Arte: Site do PT

A história por trás dos atos golpistas de 8 de janeiro teve toda uma estratégia que envolveu manipulação de informações e criação de narrativas. Da frente dos quartéis às invasões ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, houve por trás um trabalho sistemático de contaminação do debate público.

O objetivo — viável ou não — era claro: iniciar um golpe e impedir que Lula, presidente eleito democraticamente em 30 de outubro de 2022, governasse o país. Além das cenas de violência assustadoras, o que mais impressiona é perceber que aquelas pessoas se julgavam com a razão. O que leva a uma pergunta crucial: como essa massa de golpistas se formou no Brasil?

A resposta, hoje, está mais que clara. Essa massa é resultado de um verdadeiro ecossistema de desinformação criado para contaminar o debate público, manipulando a opinião popular por meio de narrativas falsas que se espalham especialmente via internet.

É uma estratégia que dá enorme poder político e eleitoral a quem fabrica as narrativas. E é por isso que a extrema direita mundial, representada no Brasil por Jair Bolsonaro e seus mentores e financiadores, fez da desinformação sua principal ferramenta de disputa política.

Como funciona

Aproveitando a imensa capacidade das redes sociais de fazer com que determinado conteúdo chegue a milhões de pessoas quase imediatamente, essa rede bolsonarista espalha rumores, boatos, discursos de ódio, teorias conspiratórias, informações confusas e campanhas contra reputações.

Embora muito importantes, as fake news não são as únicas ferramentas. Interpretações distorcidas de notícias verdadeiras, artigos e entrevistas de especialistas aliados e declarações cuidadosamente pensadas para gerar determinados efeitos também são utilizados.

Confira a matéria na íntegra no PT Nacional

To top