O que está em jogo com impeachment é desmonte do Estado de Direito,diz Gleisi

O que está em jogo com impeachment é desmonte do Estado de Direito,diz Gleisi

“Procurador Carlos Lima, da operação Lava Jato, disse que é preciso reconhecer que nos governos do PT foi possível maior enfrentamento à corrução sem intervenção política”A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) fez um alerta, em discurso na tarde desta quarta-feira (30), que o que está em jogo com o impeachment não é o combate à corrupção que já está sendo feito. O que está em jogo, segundo ela, é o desmonte do Estado de Direito, é a tentativa de retirar o direito das pessoas em ter acesso ao mínimo de dignidade possível. 

Gleisi Hoffmann apontou que a tentativa de golpe escamoteia outros interesses, e não o que se tenta mostrar como uma cruzada contra a corrupção. Para ilustrar, leu uma declaração feita aos jornais pelo procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da operação Lava Jato: “Aqui temos um ponto positivo que os governos investigados do PT têm a seu favor. Boa parte da independência atual do Ministério Público, da capacidade técnica da Polícia Federal decorre de uma não intervenção do poder político, fato que tem que ser reconhecido. Os governos anteriores realmente mantinham o controle das instituições, mas esperamos que isso esteja superado”. 

Tais declarações do procurador da Lava Jato são um recado velado a governantes em um eventual cenário pós-Dilma. “Em um País com instituições sólidas, a troca de governo não significa absolutamente nada. Quero crer que nenhum governo no Brasil signifique alterações de rumo no Ministério Público, no Judiciário, na Polícia Federal. Deveria ser assim”, disse o procurador. 

Gleisi fez questão de deixar isso registrado na Ata do Senado porque não se trata de um petista manifestando sua opinião, mas de um membro do Ministério Público Federal e um dos coordenadores da operação Lava Jato. 

Antes de fazer seu discurso na tribuna do Senado, Gleisi fez um aparte ao senador Lasier Martins (PDT-RS) que comemorava a entrega de dez sugestões de combate à corrupção feita ontem por membros do Ministério Público. “Eu li as matérias sobre o pacote trazido pelo Ministério Público, de iniciativa popular. Acho que há propostas muito importantes. Eu só queria lembrar que, há um ano, a presidenta Dilma mandou um pacote anticorrupção para a Câmara, que contém propostas muito semelhantes às que foram protocoladas ontem, e nada disso andou, infelizmente, na Câmara dos Deputados”, salientou. 

Gleisi lembrou que várias medidas também foram adotadas pelos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma e que inclusive proporcionaram que a Operação Lava Jato tivesse tanto sucesso em suas investigações, desde a autonomia do Ministério Público; a autonomia operacional da Polícia Federal; a lei contra as organizações criminosas e uma série de legislações. 

Portanto, a senadora considera que há outros interesses por parte dos defensores e financiadores do golpe por meio do impeachment, para chegar ao poder sem voto. “Essas manifestações dos defensores do impeachment com shows pagos, balões, bonecos, camisetas e patos são todos pagos pelas federações das indústrias. A Fiesp distribui filé mignon para as pessoas e no meu estado, o Paraná, no dia 13, mais de 400 ônibus foram buscar pessoas no interior para gritarem a favor do impeachment”, observou. 

Bolsa Família 

A senadora Gleisi Hoffmann, que é presidenta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), participou no Palácio do Planalto, junto com a presidenta Dilma, do lançamento da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida, que está sendo fortalecido ao invés do interesse dos defensores do golpe que já afirmaram que vão cortar o programa. 

De 2009 até agora 4,2 milhões de casas foram contratadas, sendo que 2,5 milhões de unidades já foram entregues. Tem trabalhador e tem trabalhadoras de carne e osso morando nessas casas, fazendo com que o Minha Casa, Minha Vida seja considerado o maior programa habitacional do mundo. “Ao anunciar a terceira fase, a presidenta falou dos procedimentos. Agora são quatros faixas de renda, para quem ganha R$ 1,8 mil até R$ 6,5 mil. Isso é o governo do PT que fez, é o governo Lula e da Dilma”, afirmou. 

 

Marcello Antunes

To top