Obras de estádios das cidades-sede da Copa 2014 estão em dia, diz Governo

Portal da Copa divulga como está o andamento das obras nas 12 arenas que receberão as partidas do megaevento esportivo. “Todas as obras estão dentro do cronograma de trabalho estabelecido”.

 

Obras de estádios das cidades-sede da Copa 2014 estão em dia, diz Governo

Portal da Copa divulga andamento das obras das 12 cidades-sede do Mundial

A 800 dias da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) 2014, o Portal da Copa divulga como está o andamento das obras nas 12 arenas que receberão as partidas do megaevento esportivo.

Todas as obras estão dentro do cronograma de trabalho estabelecido, e os percentuais têm como base informações de representantes das cidades-sede.

Mineirão – Belo Horizonte

A arquibancada inferior, setor com aproximadamente 23 mil cadeiras, já é visível. Na esplanada, um espaço de 80 mil metros no entorno do estádio, 54% das peças pré-moldadas foram instaladas. A obra conta com 1.850 operários em atividade – já atingiu 55% de execução e tem três gruas para transportar materiais da parte externa para a interna.

O novo Mineirão terá 64 mil assentos, restaurante com vista para o campo e 80 camarotes. O estacionamento terá 2.521 vagas para carros, sendo 1.534 cobertas. Simulações de fluxo feitas por software especializado preveem a evacuação completa do estádio em até 8 minutos.

A previsão é de que seja entregue no dia 21 de dezembro de 2012.

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

As obras chegaram a 54% de execução, com as vigas da arquibancada intermediária, o segundo pavimento, os blocos de esplanada e a arquibancada inferior terminados.

A arena, que teve a cobertura licitada, receberá a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e sete jogos da Copa de 2014, incluindo um da Seleção Brasileira – na primeira fase, uma partida das quartas de final e a disputa de terceiro e quarto lugares.

Arena Pantanal – Cuiabá

Palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal começa a ganhar forma com a construção das arquibancadas inferiores e superiores.

A previsão é de que até o fim de abril os setores norte e oeste estejam com as partes de concreto e metal montadas, assim como a primeira laje contínua, unindo os dois lados.

A obra conta com 650 operários e já alcançou 43% do total previsto.

Arena da Baixada – Curitiba

O estádio do Atlético tem 52% das obras de adaptação para receber quatro partidas da Copa já executadas. Das novas intervenções, que incluem parte da arena, centro de imprensa e estacionamento, 11% estão concluídas.

O projeto de adaptação às exigências da Fifa inclui a finalização do setor de arquibancadas paralelo ao gramado, a remodelação da cobertura e a ampliação da capacidade para 42 mil pessoas.

Castelão – Fortaleza

De acordo com o último relatório do consórcio construtor, 60,44% do projeto de reforma estão concluídos. Já estão sendo erguidos os primeiros pilares que vão dar sustentação à cobertura. Do total, serão 60 pórticos de aço que devem ser finalizados em abril.

A conclusão da terceira etapa deve ser antecipada de setembro para julho e, de maio a setembro, será feita a montagem da cobertura. Em setembro está previsto, ainda, o início da instalação das cadeiras.

Arena das Dunas – Natal

As obras de construção da Arena das Dunas, que receberá quatro partidas, superaram 20,56% de execução. A fase de fundações está avançada e a de superestrutura teve início.

O número de operários chegou a 600. A arena potiguar terá capacidade para 45 mil pessoas e a previsão é de que o trabalho seja finalizado em dezembro de 2013.

Arena Amazônia – Manaus

A Arena Amazônia, com 38% das obras concluídas, será palco de quatro confrontos previstos para a fase de grupos do mundial.

O estádio terá capacidade de 43.710 lugares. A conclusão das obras está prevista para junho de 2013, a um custo estimado de R$ 533,2 milhões, de acordo com a Matriz de Responsabilidade.

Arena Pernambuco – Recife

Sede de cinco jogos e candidata a receber confrontos da Copa das Confederações, a Arena Pernambuco, que está sendo construída em São Lourenço da Mata, superou, em março, 32% das obras concluídas.

As fundações estão quase finalizadas, com 95% da execução realizada. O estádio está orçado em R$ 500 milhões e terá capacidade para 46 mil pessoas, com 4,7 mil vagas de estacionamento.

Beira-Rio – Porto Alegre

Com as obras retomadas em março, teve início a demolição dos vestiários de visitantes e da arbitragem. Para a reforma, que estava 20% concluída antes da retomada, a capacidade da arena será diminuída em dias de jogo. Passará de 42 mil para 36 mil lugares.

Um trecho da arquibancada abaixo das cadeiras perpétuas ficará interditado. No pico das obras, serão 1,5 mil operários trabalhando.

Maracanã – Rio de Janeiro

A reforma no Estádio Mário Filho, o Maracanã, atingiu 39% de avanço físico. A arquibancada inferior está em fase de construção da estrutura, aterro da área e instalação de pré-moldados. A finalização do fechamento do anel da arquibancada está prevista para setembro.

Na parte da cobertura, foi iniciada a perfuração de 60 pilares para instalação da ancoragem. A construção das 110 unidades de camarotes já foi iniciada, com a preparação da laje.

Fonte Nova – Salvador

Sede de seis jogos e também candidata a receber partidas da Copa das Confederações, em 2013, a Arena Fonte Nova está com as obras 55% concluídas.

O estádio terá capacidade para 50 mil espectadores com assentos cobertos, 90 camarotes, 2,5 mil assentos VIP, restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique do Tororó e cerca de duas mil vagas de estacionamento.

Arena de Itaquera – São Paulo

Sede da abertura da Copa, o estádio do Corinthians tem 30% das obras executadas. Já foram cravadas 3.368 estacas, concretados 569 blocos, instalados 140 pilares e assentados 388 degraus, além de 96 vigas jacaré e 778 lajes.

Em março, o número de funcionários chegou a 1.664, e, durante o pico, alcançará dois mil. No último dia 27, um convênio foi assinado para receber 300 egressos do sistema carcerário em obras da construtora no estado, incluindo a da arena em Itaquera.

Portal da Copa

Leia mais sobre os projetos de construção ou reforma dos estádios no Portal Brasil.

Foto: Portal da Copa

To top