OEA discute impasse entre Equador e Reino Unido no caso Assange

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) discute nesta sexta-feira (24/08), em Washington, nos Estados Unidos, o impasse envolvendo o Equador e o Reino Unido devido às concessões de asilo político e salvo-conduto ao australiano Julian Assange, fundador do site WikiLeaks.  Na semana passada, quando foi apresentado o pedido para a realização da sessão, as delegações dos Estados Unidos, do Canadá e de Trinidad e Tobago votaram contra a proposta.

A reunião extraordinária da OEA foi convocada a pedido da delegação do Equador. Assange aguarda o salvo-conduto britânico para poder deixar o país. Mas o Reino Unido resiste a conceder a autorização. A sessão da OEA ocorre uma semana depois de a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) ter apoiado o Equador no impasse com o Reino Unido.

No dia 19, os representantes da Unasul aprovaram um documento pedindo a busca do diálogo e o respeito à Convenção de Viena, de 1961, que determina que as representações estrangeiras em um país são invioláveis. A referência foi uma indicação à condenação de quaisquer tentativas por parte dos britânicos de ingressar na Embaixada do Equador no Reino Unido, na qual Assange está abrigado.

Os chanceleres da Unasul se comprometeram a levar à reunião da OEA o documento aprovado pelo grupo no domingo passado (19/08). A delegação do Equador disse aguardar na OEA uma posição semelhante à expressa pela Unasul e a Aliança Bolivariana para as Américas (Alba).

Há mais de dois meses, Assange está na embaixada equatoriana em Londres. O Equador concedeu o asilo político, mas o Reino Unido insiste em extraditá-lo para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. Assange só pode deixar o país se os britânicos concederem o salvo-conduto. Nos últimos dias, a polêmica aumentou com a possibilidade de policiais britânicos ocuparem a embaixada.

Agência Brasil, com informações da agência argentina Telam

Leia mais:

Suplicy pede solidariedade para Pussy Riot e Assange


To top